sexta-feira, 21 de maio de 2021

Saiba mais sobre novo tema 'Material You" do Android 12

Tudo o que você precisa saber sobre o novo tema redesenhado 'Material You' do Android 12, a maior mudança na linguagem de design da Google em anos.   

fonte: Android Police

A Google revelou o Material Design na I/O em 2014. Um sistema de design abrangente era muito necessário - ele trouxe consistência aos produtos digitais da empresa e permitiu que os desenvolvedores criassem facilmente aplicativos que pareciam estar em casa no Android e na web. Ele evoluiu muito ao longo dos anos, mas a próxima grande iteração está sobre nós e será a maior revisão desde o lançamento. Material You, como o nome sugere, tem tudo a ver com personalização e chegará primeiro ao Google Pixels com Android 12 ainda este ano.

A Google facilitou para os desenvolvedores a personalização daa aparência de seus aplicativos com Material Theming em 2018 e, de fato, muitos dos aplicativos da empresa foram atualizados com seu próprio Material Theme. Mesmo com o que foi referido como Material Design 2.0, muitos dos elementos principais permaneceram inalterados, mas o Material You será uma reimaginação muito mais profunda.

fonte: Android Police

Estamos recebendo uma tonelada de componentes reprojetados junto com novas formas, novas cores, nova iluminação e novas animações. Isso significa novos toggles, grandes controles deslizantes, novas configurações de botão ... quase tudo está sendo ajustado de alguma forma. O Android 12 terá tudo isso primeiro, mas também podemos esperar vê-lo implementado em monitores inteligentes, Chrome OS e em todos os aplicativos e sites da Google.

O Android amadureceu imensamente nos últimos anos, mas essa nova direção trará um pouco de diversão de volta à equação. Os pixels oferecem uma experiência maravilhosamente consistente, mas os telefones da maioria das pessoas têm a mesma aparência. Com o Android 12 e o Material You, as coisas estão ficando pessoais.

fonte: Android Police

Temas baseados em papel de parede - ou "extração de cor" como a Google chama - traz combinações de cores ousadas para todos os cantos do sistema operacional. Ele puxa automaticamente as cores dominantes e complementares e as aplica a todas as telas, menus e aplicativos originais do Android. Não se preocupe, você também pode definir suas próprias cores se não gostar do que vê.

fonte: Android Police

O resultado final é uma paleta de cores consistente e cuidadosamente implantada que o segue aonde quer que você vá - isso deve fazer seu smartphone parecer mais exclusivo do que nunca. Eventualmente, suas cores personalizadas também poderão segui-lo em todos os dispositivos, então, se você usar um smartphone Pixel, um Pixelbook e um Nest Hub, terá uma experiência totalmente personalizada em toda a linha. Com o Material You, a Google espera unificar suas equipes de software e hardware e ditar a aparência dos produtos da empresa nos próximos anos. Vamos torcer para que não vejamos o mesmo lançamento lento e doloroso do Google Material Theme - levou vários anos para atualizar alguns dos principais aplicativos da empresa para corresponder, quando as tendências já haviam mudado.

fonte: Android Police

Quando a versão estável do Android 12 for lançada no segundo semestre, teremos nossa primeira amostra adequada do Material You. O tipo de letra Google Sans ficará ainda mais proeminente e muitos elementos da interface serão mais ousados ​​e maiores do que nunca. O relógio da tela de bloqueio padrão será imensamente grande, assim como seu irmão esguio na tela sempre ligada. As notificações, como tudo o mais, terão um raio de canto muito maior para uma aparência mais amigável. Coisas como a pequena seta para expandir uma notificação também serão mais fáceis de localizar e interagir - a Google está realmente favorecendo a clareza e a facilidade de uso em vez da densidade de informações com Material You, e essa é provavelmente a escolha certa.

fonte: Android Police

Os usuários do Android interagem com a aba de notificação muitas e muitas vezes por dia, então será impossível ignorar o fato de que os tiles de configurações rápidas são agora muito rotundos com mais informações contextuais dentro de cada um. Isso significa menos em uma tela, o que sem dúvida irritará muitos, mas será muito mais fácil ver o que é o quê. Seus cartões e controles domésticos do Google Pay agora podem ser acessados ​​por meio de blocos de configurações rápidas, em vez de ficarem ocultos atrás do menu do botão inicial (agora reservado para o Google Assistente). A seção de notificação agora é mais distinta com seu fundo branco (pelo menos no modo claro) e a Google vai impedir que os aplicativos personalizem suas notificações para parecerem diferentes do padrão.

fonte: Android Police

A Apple provavelmente acendeu um incêndio na Google ao adicionar widgets ao iOS, e a empresa de Mountain View respondeu com uma atualização muito necessária de seus designs de widgets originais. Espere ver novos relógios, novos widgets de clima, novos atalhos para contatos frequentemente usados ​​e acesso mais fácil aos seus bate-papos favoritos. E, além de fazer seus próprios widgets parecerem muito mais agradáveis, uma nova API de Widgets ajudará os desenvolvedores de terceiros a criar eles próprios widgets mais atraentes e consistentes.

fonte: Android Police

Além de elementos de design estáticos atualizados, o Material You também dará uma nova vida às animações no Android 12. Teremos movimentos mais fluidos, feedback mais útil e uma sensação geral mais suave em todo o sistema operacional. Pequenos toques como a animação ondulada cintilante abaixo farão o Android 12 parecer mais vivo - você verá um feedback semelhante ao conectar um carregador ou apertar o botão liga / desliga na tela de bloqueio. Em uma nota semelhante, os elementos Material You são projetados para serem esticáveis, para que possam se transformar em qualquer forma necessária à medida que você se move pelo sistema operacional. A Google quer que a interface seja mais lúdica e divertida de usar, então não está se esquivando de pequenas interações peculiares aqui e ali.

fonte: Android Police

Outra mudança notável vem na forma de títulos de página. A Google trabalhou com a Samsung no novo Wear OS, mas também parece ter emprestado algumas dicas de design de One UI. Os títulos agora são muito maiores e começam um pouco mais abaixo na página, tornando mais fácil alcançar a posição dos elementos interativos no alto de uma lista. Role para cima e o título se encolhe para ocupar um espaço menor e permitir mais conteúdo na tela, muito parecido com o da capa do Android da Samsung.

A Google não se esqueceu da acessibilidade em tudo isso - o contraste, o tamanho e a largura da linha dos componentes podem ser facilmente adaptados pelo sistema para atender às muitas necessidades de diferentes usuários. Material You foi projetado com todos os "você" possíveis em mente, ao que parece.

fonte: Android Police

Além de nos dar mais opções de aparência, a Google está empenhado em nos dar mais controle sobre nossa privacidade no Android 12. Há um painel totalmente novo com um extenso histórico de cada solicitação de permissão e uso, então sempre iremos saber o que nossos aplicativos estão fazendo.

O Android 12 apresenta uma aparência marcante, que certamente causará divisões devido ao uso extravagante de cores e formas, mas é difícil negar que dá ao Android uma aparência mais unificada do que nunca. Podemos esperar que outros produtos da empresa sejam atualizados com pelo menos alguns aspectos dessa nova linguagem de design nos próximos meses e anos também, então vamos esperar que caia bem com os usuários. O que você acha disso?

Você pode verificar alguns aspectos do Material You como parte do primeiro Android 12 Beta - com cada versão adicional, espere que a Google espalhe cada vez mais sua nova linguagem de design. Para obter mais informações sobre o grande redesenho do Android 12, confira a postagem do blog do Google, e o blog do Material Design tem muito mais sobre o Material You.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google