segunda-feira, 24 de maio de 2021

Novidades no Chrome: Com o Start Surface, o Discover ficará mais visível

A Google quer sacrificar a usabilidade do Chrome para abrir espaço para mais clickbait. Parece que vsi ser difícil se esconder do feed do Discover.   

fonte: \Android Police

A Google está acostumada a divulgar seu popular feed Discover em várias plataformas e produtos. Você pode até mesmo encontrá-lo na página da nova guia do Chrome no Android atualmente, com seu feed de notícias com curadoria de acordo com seus interesses. O Discover foi introduzido pela primeira vez no Chrome 54 e recebeu atualizações iterativas para torná-lo mais proeminente. Não está concluído, no entanto, já que parece tornar o Discover ainda mais visível no Chrome enquanto, por sua vez, sacrifica a usabilidade.

Estamos rastreando várias variantes do Start Surface, um experimento do Chrome que reformula a página da nova guia. Uma versão que está sendo implementada lentamente para os usuários do Chrome 90 agora abre ainda mais espaço para o Discover. Você pode experimentar copiando e colando a seguinte URL no Chrome. Selecione "Single Surface V2 Finale" no menu suspenso e toque no botão Reiniciar na parte inferior.


 chrome://flags / # enable-start-surface

Enable showing the start surface when launching Chrome via the launcher.

(Ative a exibição do start surface ao iniciar o Chrome por meio do iniciador.)

Assim que o Chrome for reaberto, você precisará reiniciá-lo uma segunda vez - feche-o na tela Recentes e inicie-o novamente na gaveta de aplicativos. O novo layout aparecerá após pressionar o botão Home no menu da guia.

Da esquerda para a direita: Antigo NTP, Antiga grade NTP grid; Novo NTP, Nova grade NTP, fonte: \Android Police

A página da nova guia do Chrome tem um design mais compacto. Ao contrário da interface atual, o novo layout reduz o logotipo da Google e move tudo para cima. Também limita os sites mais visitados a uma única linha rolável de ícones, mas aumenta de oito para doze blocos. O Start Surface também vem com mudanças comportamentais. Ao adicionar uma nova guia, o Chrome entra no modo URL imediatamente, removendo os ícones e o feed do Discover. O botão Home abrirá uma guia totalmente nova em vez de substituir a página que você está visualizando no momento.

Esquerda: variante "Ativada". À direita: variante "Surface única + Guia única", fonte: Android Police

Existem outras variantes do Start Surface que você pode escolher, e elas diferem dependendo da sua versão do Chrome. "Single Surface (Surface única)", "Single Surface Finale (Surface única final)" e "Single Surface V2 Surface Única V2)" parecem ser versões anteriores de "Single Surface V2 Finale" - aquela que agora está sendo lançada. "Single Surface + Single Tab(Surface única + Guia única)" é semelhante ao V2 Finale, mas inclui uma seção para continuar navegando nas guias recentes. No Chrome 91, definir Start Surface como "Ativada" moverá toda a experiência da nova guia para o menu de guias.

A página da nova guia não parece parar com a Google testando várias versões - é difícil acompanhar. O Start Surface parece ser uma tentativa flagrante da empresa de colocar mais conteúdo do Discover diante de nossos olhos, o que não pode ser bom. O problema do Discover é porque ele sempre sugere sites de baixa qualidade, e o usuário sempre pode desativá-lo. No entanto, essa mudança mostra que a Google está tentando fazer com que os usuários usem o Discover mais do que nunca, o que não está em seu estado atual como fonte principalmente de clickbait e notícias mal selecionadas.

O Start Surface também torna a página da nova guia muito menos agradável de usar. Com o design antigo, pode-se ver todos os sites mais visitados de uma vez, sem precisar rolar. Pode-se também iniciar o site em um grupo de guias, em uma guia anônima ou até mesmo removê-lo da página nova guia. Com o Start Surface, não dá para fazer nenhuma dessas coisas. Como a abertura de uma nova guia remove tudo, exceto a barra de URL, não se consigue pular rapidamente para os sites mais visitados. Pior ainda, navegar para um site a partir do botão Home do Chrome abre uma nova guia. A menos que você adquira o hábito de limpar suas guias, isso rapidamente se tornará um ferro-velho de guias antigas.

O Start Surface está sendo lançado para um número muito limitado de pessoas no momento. O sinalizador não expira até o Chrome 100, o que nos dá muito tempo para mantê-la desativada. Nesse ínterim, esperamos que a Google reserve um tempo para coletar comentários dos usuários. Se você estiver feliz com a mudança, ótimo! Mas se não, recomenda-se enviar feedback para a Google pressionando o botão de menu Ajuda e feedback e tocando em Enviar feedback. Muita coisa ainda está por vir e vamos acompanhar os desenrolamentos.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google