quinta-feira, 27 de maio de 2021

Novidades no Android 12 Beta 1: suporte para Bluetooth LE Audio

O Android 12 Beta apresenta suporte para Bluetooth LE Audio. Assim os próximos fones de ouvido Bluetooth durarão mais com o Android 12.    


As novidades do Android 12 estão chegando rápidas e furiosas no momento, mas uma das menores mudanças introduzidas no Beta 1 pode tornar a vida um pouco mais fácil para os fãs de fones de ouvido Bluetooth. A versão beta introduziu suporte para Bluetooth LE Audio, um modo de baixa energia e alta eficiência para fones de ouvido e outros dispositivos de áudio. O suporte API está ativo agora: se seus fones de ouvido suportam LE Audio, eles devem usá-lo automaticamente ao se conectar.

LE Audio é uma expansão do sistema Bluetooth LE (Low Energy ou Baixa Energia) que existe desde a introdução do Bluetooth 5.0. O Bluetooth LE servia anteriormente apenas para dispositivos de muito baixo consumo de energia que precisavam durar por muito tempo com muito pouca bateria, como os rastreadores de blocos. Mas novas melhorias no sistema de codecs permitirão a transmissão de áudio em conexões de baixa energia, o que não era possível antes.

O pedido de fones de ouvido é claro, mas isso também será benéfico para aparelhos auditivos mais novos e avançados. O LE Audio também permite que vários streams sejam enviados de uma fonte de áudio Bluetooth para dispositivos de saída nativamente - para que você e um parceiro de viagem possam ouvir o mesmo tablet em dois conjuntos de fones de ouvido para aquele voo cross-country.

Então, você pode usar o LE Audio? Bem, provavelmente ainda não. A tecnologia precisa ser suportada por rádios Bluetooth mais novos - a maioria dos que estão em smartphones existentes simplesmente não funcionam, mesmo que sejam compatíveis com o padrão Bluetooth LE mais antigo. Por exemplo, o único rádio da Qualcomm feito com suporte para Bluetooth LE Audio é o QCC3056, lançado em dezembro do ano passado. O suporte para Bluetooth LE Audio está incluído no Snapdragon 888 e 865+, mas não no 865 mais antigo.

A compatibilidade do LE Audio parece estar restrita aos fones de ouvido Bluetooth mais avançados e recentes, pelo menos por enquanto; a maioria dos fabricantes parece estar esperando as atualizações de 2021 ou 2022 para apresentá-lo. Os fones de ouvido Sony WH-1000XM4 lançados em meados de 2020 não suportam, mas vazamentos indicam que os próximos fones de ouvido WF-1000XM4 podem. Como regra geral, se o smartphone e os fones de ouvido forem compatíveis com Bluetooth 5.2, eles provavelmente serão compatíveis com Bluetooth LE Audio.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google