O Android 12 avisará quando um aplicativo estiver usando sua área de transferência; Mas ainda não está ativo no Beta 1.
fonte: Android Police |
Estamos todos entusiasmados com o novo design que vem com o Android 12, mas a Google também está implementando uma tonelada de mudanças nos bastidores. A segurança do usuário é mais importante do que nunca hoje em dia, e o novo Painel de Privacidade deve ajudar a mantê-lo informado sobre onde e quando seus dados estão sendo acessados. A Google também adiciona uma nova mensagem do sistema (Toast) sempre que um aplicativo acessa o texto copiado, embora ainda não esteja ativo no Android.
A área de transferência do sistema ganhou proteções de aplicativos em segundo plano a partir do Android 10, mas esta atualização mais recente para a segurança do seu smartphone vai um passo adiante. Quando um aplicativo de primeiro plano alcança os dados copiados do teclado, você receberá uma nova mensagem de notificação com os nomes de ambos os aplicativos exibidos. Dessa forma, se um aplicativo com comportamento incorreto estiver tentando copiar dados do seu dispositivo, você saberá assim que isso acontecer. Você pode conferir uma demonstração na palestra "O que há de novo no Android" abaixo.
Se este novo Toast lhe parecer familiar, significa que você provavelmente usou um iPhone recentemente. O iOS 14 adicionou notificações semelhantes à sua área de transferência no outono passado, alertando os usuários sempre que um aplicativo colava um texto. É uma maneira inteligente e discreta de manter os usuários alertas, e é bom ver a Google oferecendo a seus usuários um nível de informação semelhante ao da Apple.
fonte: Android Police |
A última atualização do sistema operacional móvel da Google também adiciona ícones de aplicativos às suas mensagens Toast para evitar que os usuários sejam enganados por alertas falsos. É apenas mais uma maneira de melhorar a segurança e a privacidade dos dispositivos móveis no Android. Esses alertas da área de transferência ainda não estão ativos no beta de ontem, mas serão incluídos no Beta 2.
fonte: Android Police