O painel de privacidade do Android 12 que vazou mostra que a Google está levando a sério a proteção de seus dados. Será que vamos ouvir muito sobre privacidade na Google I/O?
fonte: Android Police |
O Android 12 provavelmente será o foco principal hoje, com o início da Google I / O, provavelmente com uma interface totalmente nova e toneladas de novos recursos - alguns dos quais já encontramos em compilações para desenvolvedores. Mas parece que privacidade será a palavra da moda desta vez, enquanto a Google está trabalhando para reformular sua abordagem, seguindo os passos da Apple. No último vazamento, podemos ver como será o centro de controle do Android 12 para a privacidade do seu dispositivo, há muito tempo.
Os dispositivos Android mais recentes já têm um painel de privacidade rudimentar instalado. Mas as capturas de tela obtidas pelo XDA mostram que o painel redesenhado do Android 12 não só terá uma aparência diferente, mas também exibirá informações mais úteis. Você poderá ver a hora exata e a duração em que coisas como sua câmera, microfone e localização foram acessadas, bem como por quais aplicativos.
fonte: Android Police |
Não vai se limitar a esses três componentes; o painel também listará outras permissões, permitindo que você tenha uma visão geral rápida e negue quaisquer permissões desnecessárias da mesma tela. Privacidade será uma subseção dentro do aplicativo Configurações do Android 12, conforme mostrado no vídeo abaixo, para facilitar o acesso. Este console redesenhado provavelmente será uma extensão dos indicadores de privacidade aprimorados que o levarão direto para a página de permissão relevante.
Embora ainda seja um passo muito necessário na direção certa, este painel de privacidade está muito longe do que a Apple tem feito com o iOS. A Google está simplesmente tentando acompanhar seus planos de apresentar isenções de responsabilidade de privacidade semelhantes às da App Store daqui a cerca de um ano. Como The Information aponta, essas etapas não impedem os aplicativos de acumular seus dados pessoais e usá-los para veicular anúncios direcionados a você. A abordagem da Google em relação à privacidade será diferente do que faz a Apple, já que ainda quer que os anunciantes possam personalizar os anúncios, o que representa uma grande parte de seus negócios em geral.
Dê uma última olhada no que o Android 12 tem reservado para você antes que a Google faça um anúncio formal na palestra I/O.
fonte: Android Police