terça-feira, 25 de maio de 2021

Novidades no Android 12 Beta 1: Aplicativos com permissão apenas para varredura de Bluetooth.

Os aplicativos do Android 12 não pedem permissões de localização quando tudo o que querem é a verificação de Bluetooth. A isenção de rastreamento de contato está chegando a todos os aplicativos.   

fonte: Android Police

No ano passado, a Google lançou uma isenção de permissões para aplicativos de rastreamento de contato que permitia que eles procurassem dispositivos Bluetooth (você sabe, para rastrear pessoas de quem você pode ter estado muito perto durante o pico de Covid) sem precisar chamar a permissão de localização completa para fazer isso, como eles tinham que fazer antes. Agora essa mudança está sendo implementada de forma ainda mais ampla. O Android 12 Beta 1 tem uma nova permissão apenas para varredura de Bluetooth.

Isso pode parecer confuso à primeira vista, mas na verdade tem o objetivo de tornar as coisas mais simples para os desenvolvedores e menos imprecisas para você, pois menos aplicativos precisarão solicitar permissões de localização para lidar com o Bluetooth.

Veja, de volta ao Android 6 Marshmallow, a Google mudou as coisas para que os aplicativos precisassem de permissões de localização para procurar dispositivos Bluetooth. Na época, o raciocínio era que o Bluetooth seria usado para coisas como navegação interior ou rastreamento de localização em um sentido mais abstrato, e sua localização poderia ser indiretamente inferida apenas por meio da verificação de Bluetooth se um determinado identificador de hardware estivesse vinculado a um local específico . No entanto, o Bluetooth (e a varredura do Bluetooth) também é usado para uma porção de outras coisas que não têm nenhuma base no rastreamento de localização. Por exemplo: desde 2015, os gadgets de casa inteligente decolaram e muitos deles usam Bluetooth para o processo de configuração.

Resumindo, muitos aplicativos tiveram que fazer uma grande e assustadora solicitação de permissão de localização quando não estavam fazendo nada com seus dados de localização, resultando em confusão do cliente e angústia do desenvolvedor.

Essa mudança quebra a varredura Bluetooth (e emparelhamento Bluetooth) em sua própria permissão separada, livre do silo de permissão de localização e dos grilhões. Isso significa que os aplicativos podem ignorar os prompts de acesso de permissão de localização incompletos se precisarem apenas fazer a varredura ou se conectar a dispositivos Bluetooth.

A nova caixa de diálogo de permissão para varredura de Bluetooth, fonte: Android Police

Não é uma mudança imediata e os aplicativos precisarão ser atualizados para usar as novas permissões Bluetooth Scan e Bluetooth Connect. Mas, isso significa que menos aplicativos solicitarão seu acesso à localização no futuro, quando tudo o que eles precisam é do Bluetooth para funcionar.

O recurso já está disponível no Beta 1 para os desenvolvedores brincarem, mas os consumidores não o verão até que os aplicativos sejam atualizados para aproveitá-lo.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google