segunda-feira, 31 de maio de 2021

Novidades no Android 12 Beta 1: Corrigindo os prompts 'fora de sincronia' do aplicativo Fotos

A Google está finalmente corrigindo os prompts 'fora de sincronia' do aplicativo Fotos no Android 12. Alguns ajustes muito necessários foram feitos no Scope Storage.   

fonte: Android Police

No passado, o Google Fotos se sentia mágico no Android. As fotos eram sincronizadas automaticamente, sem qualquer interferência manual. Mas isso mudou com o Android 11 e a introdução do Scoped Storage (armazenamento com escopo), que visa manter seus arquivos mais seguros, eliminando quais aplicativos têm acesso e pedindo que você confirme quando um aplicativo deseja fazer alterações em determinados arquivos. O último é um problema para aplicativos como o Fotos, que agora precisam pedir permissão antes de apenas excluir ou atualizar uma imagem - daí a introdução dos prompts "Rever alterações fora de sincronia". A Google parece reconhecer esse problema e pretende corrigi-lo.

O XDA relata que o Android 12 torna isso possível introduzindo novas permissões de gerenciamento de arquivos. Quando um aplicativo é direcionado à versão mais recente do Android, ele pode pedir aos usuários que dêem permissão geral para modificar, excluir e mover arquivos para dentro e para fora da lixeira, sem precisar que eles permitam cada ação. As permissões em questão são MANAGE_MEDIA, READ_EXTERNAL_STORAGE e ACCESS_MEDIA_LOCATION. O XDA foi capaz de produzir uma captura de tela da respectiva configuração de permissão no Android 12, embora ainda não tenhamos encontrado um aplicativo que já foi atualizado para tirar proveito delas.

Imagens: XDA, fonte: Android Police


É ótimo ver a Google introduzindo um meio de tornar o Fotos e outros aplicativos de galeria mais intuitivos novamente, mas há algumas questões em aberto. A Google queria tornar os arquivos mais seguros com o Scoped Storage, então apresentar uma nova permissão que dá aos aplicativos acesso a ações restritas parece contraditório. Esperamos que a empresa introduza um processo de certificação semelhante ao que iniciou para acessar o armazenamento completo do dispositivo, dos registros de chamadas e das mensagens SMS.

Em qualquer caso, o Google Fotos e outros aplicativos ainda precisam ser atualizados para aproveitar as vantagens da nova permissão e vai demorar um pouco até que o Android 12 seja lançado de maneira mais ampla, então não prenda a respiração ainda.

Se este problema não lhe parecer familiar, você provavelmente possui um smartphone Pixel. Eles estão entre os únicos dispositivos isentos do problema porque o Fotos é configurado como o aplicativo de galeria padrão neles, concedendo direitos extras. Infelizmente, a galeria padrão é definida exclusivamente pelo sistema e não pode ser alterada, então você não pode simplesmente girar um botão para tornar o Fotos seu aplicativo padrão para corrigir o problema em seu dispositivo com Android 11.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google