A hibernação de aplicativos está ativa no Android 12 Beta 1, algo que você pode experimentar agora, e agora, queremos dizer em alguns meses.
fonte: Android Police |
A maioria dos usuários de smartphone tem pelo menos alguns aplicativos que instalou, brincou por um dia ou mais e depois esqueceu totalmente. Esses aplicativos estão usando armazenamento precioso e ciclos de CPU, então a Google está trabalhando em uma maneira de se livrar deles de uma forma mais sutil. É chamado de hibernação de aplicativo, e já ouvimos falar dele como um recurso do Android 12 há algum tempo. Aparentemente, está ao vivo no Android 12 beta 1 lançado na semana passada.
Se um aplicativo ficar totalmente sem uso por um longo período de tempo, o Android 12 revogará todas as permissões concedidas (como já acontecia) e, em seguida, removerá da memória ativa e do armazenamento e não permitirá que execute tarefas no plano de fundo ou receber notificações push. Deve ser uma maneira pequena, mas vital para os dispositivos Android continuarem funcionando sem problemas, mesmo se o usuário estiver baixando mais aplicativos do que realmente precisa. O aplicativo sairá automaticamente da hibernação se o usuário o iniciar manualmente.
Se, por algum motivo, você quiser ter certeza de que um aplicativo não está sinalizado para hibernação (digamos, um canal Discord importante que é atualizado apenas uma vez a cada poucos meses), os desenvolvedores podem direcionar os usuários para a seção Aplicativos do menu Configurações do Android para desligá-lo .
fonte: Android Police