quinta-feira, 20 de maio de 2021

Google pode realmente tornar a realidade aumentada útil, para melhor ou pior

A Google pode realmente tornar a realidade aumentada útil, para melhor ou pior. Cenário de pesadelo: a Google poderia tornar possível consertar o computador de seus parentes pelo telefone.  

fonte: Android Police

A Google já pode considerar o ARCore um sucesso, com o aplicativo atingindo um bilhão de instalações na Play Store em dezembro de 2020. A empresa também informou que cerca de 850 milhões de dispositivos com uma certificação ARCore estão ativos atualmente, então não é de se admirar que a empresa esteja investindo em melhorias a experiência que nos dá animais RA, bem como filtros do TikTok e do Duo. Seguindo  a palestra I/O, a empresa está lançando o ARCore 1.24, que apresenta uma API de profundidade bruta e API de gravação e reprodução.

Em contraste com a API Depth introduzida no ano passado, que permite que os dispositivos gerem mapas de profundidade em tempo real sem a ajuda de sensores especializados, a interface Raw Depth fornece representações ainda mais detalhadas de seus arredores. Enquanto a API mais antiga suavizou extensivamente seus resultados para preencher as lacunas, a nova interface, em vez disso, compartilha o quão confiante é sobre certos valores de profundidade para cada pixel, resultando em medições muito mais precisas e melhor consciência espacial.

Imagem da câmera RGB | Imagem da API de profundidade (suavizada, estimativa de profundidade para todos os pixels) | Imagem da API Raw Depth (detalhes adicionais), fonte: Android Police

Alguns aplicativos, como o aplicativo de teste de propriedade virtual ARConnect ou o aplicativo de quebra-cabeça AR Doodads já foram capazes de melhorar seus produtos usando a nova tecnologia. O TikTok é provavelmente o aplicativo mais proeminente a tirar proveito dessa nova ferramenta de profundidade, com a Google descrevendo que o "mais novo efeito da rede social permite aos usuários fazer upload de uma imagem e envolvê-la em objetos do mundo real, fazendo com que a imagem se adapte às superfícies onde há alta confiança na estimativa de profundidade subjacente. "

fonte: Android Police

A nova API também permite um aplicativo totalmente novo desenvolvido pela TeamViewer, que permite dar instruções em chamadas de vídeo usando ferramentas virtuais de anotação baseadas em AR - ótimo se você precisar ajudar alguém a consertar um problema do computador não relacionado ao software.

fonte: Android Police

Há outra virada de jogo também. A nova API de Gravação e Reprodução permite gravar vídeos com dados de profundidade anexados a eles, para que você possa adicionar objetos de RA e efeitos após o fato, quando você nem mesmo está no local onde o vídeo foi feito. A Google já trabalhou com alguns desenvolvedores para criar os primeiros aplicativos aproveitando-se disso. O aplicativo sul-coreano Jump AR permite baixar vídeos e adicionar objetos a eles após o fato, e VoxPlop! apresenta uma parte colaborativa da equação, permitindo que você trabalhe em vídeos de RA com várias pessoas.

fonte: Android Police

A API também permite que os desenvolvedores simplesmente gravem um vídeo de um local específico para o qual eles criam aplicativos, com todas as informações de profundidade anexadas. Isso significa que eles não terão que sair de suas mesas para testar cenários; em vez disso, eles podem contar com as gravações que possuem para grande parte do ciclo de desenvolvimento.

No geral, o futuro do ARCore parece brilhante, mesmo que você nem perceba que o está usando, porque a realidade aumentada muitas vezes parece tão comum hoje em dia. A tecnologia RA faz parte de muitos filtros disponíveis nas redes sociais, e a Google também a usa para ajudá-lo a navegar pelo mundo no Maps.

O ARCore 1.24 está sendo lançado desde abril, então você já pode tê-lo em seu dispositivo agora baixando na Play Store ou no APK Mirror.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google