O Android 12 quer fazer das chaves do seu carro uma coisa do passado. Imasgine ligar seu carro usando o smartphone e muito mais.
fonte: Android Police |
No vácuo, o Android Auto não é um ótimo produto. Portanto, ele fala muito sobre o triste estado triste dos sistemas automotivos de infoentretenimento que o Android Auto espalhou para 100 milhões de carros. A Google acaba de anunciar esse número, junto com uma série de outras melhorias que farão com que seu samrtphone pareça mais importante para a experiência de direção. Na próxima versão do Android, seu dispositivo pode até ser capaz de ligar o carro, mas apenas se você tiver a combinação certa de dispositivo móvel e automóvel.
Atualmente, conectar seu smartphone a um veículo compatível oferece a experiência do software Android Auto e pronto. Como parte do Android 12, a Google afirma que está trabalhando com montadoras como a BMW para transformar seu telefone em uma chave virtual de carro, permitindo que você ligue e desbloqueie o carro com um toque. Você pode até mesmo compartilhar o acesso ao seu carro com amigos e familiares, desde que eles também tenham um dispositivo compatível. Chegará primeiro aos dispositivos Pixels e Samsung neste outono. Um recurso semelhante chegou ao iOS no ano passado, mas está limitado aos veículos BMW no momento.
O suporte para chaves digitais do carro varia de acordo com o dispositivo e o veículo, é claro, masalgumas combinações usarão a tecnologia de banda ultralarga para autenticar, de forma que você não precise nem tirar o snmartphone do bolso. Isso será útil para a lista crescente de carros da Honda, Ford e GM que possuem Android Auto sem fio. Para outros, você poderá usar o NFC para autenticar seu dispositivo como uma chave.
O processo de configuração do Android Auto também pode ficar mais tranquilo. As melhorias no Fast Pair significam que você será capaz de se conectar a certos carros instantaneamente. Isso tem o potencial de substituir várias torneiras demoradas em sistemas de infoentretenimento não intuitivos, então sou totalmente a favor. No entanto, (surpreendentemente) nem todos os carros o suportam. A Google indica que a BMW e a Ford estão trabalhando no suporte do Fast Pair. Seria bom se todos os veículos Android Auto tivessem um conjunto de recursos consistente, mas acho que temos sorte de a indústria automotiva estar indo bem.
fonte: Android Police