quinta-feira, 27 de maio de 2021

Novidades no Android 12 Beta 1: Maior facilidade para usar lojas de aplicativos de terceiros

As lojas de aplicativos de terceiros, como a Amazon's, serão menos irritantes de usar no Android 12. Se implementado corretamente, os aplicativos atualizados de lojas alternativas podem pular um pop-up de segurança.   

O Android sempre foi aberto, para um determinado valor de "aberto", uma propriedade que empresas como Samsung, Amazon e Epic usaram para criar suas próprias alternativas para a Play Store. Mas, na verdade, usar essas alternativas sempre foi uma dor de cabeça, com o próprio Android tratando cada aplicativo individual baixado como um aplicativo de carregamento lateral. A partir do Android 12, o uso de lojas de aplicativos alternativas será um pouco mais simples, pelo menos algumas vezes.

Para simplificar: se uma loja de aplicativos alternativa atender a quatro requisitos de segurança no Android 12, o sistema permitirá que ela ignore o pop-up de aviso que aparece antes de qualquer atualização de aplicativo carregada. Os requisitos são 1) a loja de aplicativos deve ser sinalizada corretamente para pular esta etapa, 2) o aplicativo deve ser formatado para Android 10 ou posterior, 3) a loja de aplicativos instalou o aplicativo anteriormente (ou é uma atualização para a loja de aplicativos em si) e 4) a app store declara a permissão correta.

Ok, talvez não tão simples. Mas é possível.

Com todos esses patos em uma fileira, os usuários devem ser capazes de pular as telas de aviso pop-up que freqüentam lojas fora da Play Store, pelo menos nas atualizações de aplicativos. Eles provavelmente ainda terão que aprovar manualmente sempre que um novo aplicativo for instalado pela primeira vez, conforme visto na captura de tela da Amazon Appstore acima. Se isso é tudo o que há nas promessas anteriores da Google de melhor operação com lojas de aplicativos alternativas, não é muita coisa.

A Google pode revisitar isso, especialmente porque a operação mais suave do Android 12 com lojas de aplicativos de terceiros parece ser quase inteiramente uma reação aos rumores antitruste atuais nos Estados Unidos e em outros lugares. Não é como se a empresa estivesse entregando exatamente o que a Epic pediu em seu processo de concurso de urina altamente público sobre as receitas de compra no aplicativo Fortnite. ("O que a Epic pediu" é mais ou menos manter todo o dinheiro ganho, mesmo que a plataforma proprietária da Google seja uma parte essencial dela.) Mas, como está escrito, esse tipo de reverência altamente condicional às lojas de aplicativos de terceiros é improvável influencie qualquer regulador que esteja ansioso para ver o Google ultrapassando a linha das práticas monopolistas.

fonte: Android Police via: XDA-Developers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google