sexta-feira, 28 de maio de 2021

Novidades no Android 12 Beta 1: Widgets arredondados (agradeça à Apple)

A Apple forçou a Google a repensar os widgets para Android 12. Tomara que uma API de Widgets renovada encoraje os desenvolvedores a aprimorar seus próprios widgets.   

Quando a Apple anunciou que estava trazendo widgets para iOS, foi difícil para os usuários de Android não ficassem com um pouco de ciúmes. Sim, temos widgets desde o início, mas eles foram tão negligenciados por tanto tempo que a maioria deles tem uma aparência horrível - até mesmo a próprio Google - e não há consistência na forma de trabalho. Os widgets do iPhone são muito mais rígidos e têm uma aparência muito melhor. Felizmente, a Google está finalmente dando aos widgets a atenção de que eles há muito tempo precisam.

Na I/O, a sessão "Atualizando widgets", os Googlers compartilharam algumas das mudanças voltadas para o desenvolvedor que devem tornar muito mais fácil criar widgets atraentes e consistentes para o Android 12. A API de Widgets renovada se concentrará em torná-los mais interativos e detectável também.

Para tornar os widgets mais úteis, haverá suporte nativo para elementos interativos, como caixas de seleção e interruptores - dessa forma, você poderá interagir com os aplicativos mais facilmente, sem precisar abri-los. Novos sinalizadores para configuração darão aos desenvolvedores mais controle sobre como seus widgets são personalizados. Para os usuários, isso significará personalização sem complicações de widgets já colocados na tela inicial.

Em termos de design, a Google forçará os widgets a terem cantos arredondados, então, se os desenvolvedores não projetarem em torno disso, seus widgets ficarão fora do lugar. O sistema de cores dinâmico introduzido com o Material You também se estenderá a widgets de terceiros, o que é realmente empolgante. A inconsistência é um dos maiores problemas com os widgets do Android no momento e isso ajudará muito a harmonizar a aparência do seu smartphone. Os widgets podem ser configurados para corresponder ao tema do sistema para que funcionem bem com os modos claro e escuro também.

A descoberta será aprimorada, pois os desenvolvedores serão capazes de fornecer uma descrição para seus projetos com mais informações sobre o que eles podem fazer. Também será possível especificar tamanhos mais exatos e layouts responsivos, o que deve dar aos desenvolvedores e usuários muito mais liberdade. Isso também permitirá um dimensionamento aprimorado para que os widgets tenham uma boa aparência, independentemente do tamanho ou da resolução da tela.

Como acontece com qualquer coisa assim, muito dependerá dos desenvolvedores terceirizados e de quão bem eles seguem as novas diretrizes. No entanto, o Google está fazendo sua parte e, com sorte, encorajará a adoção da melhor maneira possível - ao lançar o Android 12, será um pacote matador de widgets originais.

Assista à sessão da Google I/O completa abaixo para obter mais informações ou verifique a documentação no site dos desenvolvedores Android.


fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google