domingo, 16 de maio de 2021

Como transformar as Planilhas Google em um leitor de RSS

Precisa de um leitor de feeds RSS com todas as funções básicas? Aprenda nesta postagem como transformar as Planilhas Google em um leitor de RSS.   


fonte: The Next Web

Em nossa série de artigos do Planilhas Sagradas, estamos explorando todas as coisas que você pode fazer com o Planilhas Google, além da simples análise de números, desde rastrear suas ações até obter detalhes de contato de sites. Hoje, temos uma surpresa bem-vinda para todos os viciados em notícias entre os nerds das Planilhas Google.

Vamos primeiro começar com o básico...

As Planilhas Google tem uma pequena função bacana chamada =IMPORTFEED, que permite que você extraia os itens de conteúdo mais recentes - postagens de blog, artigos de notícias - de publicações online usando o URL de feed RSS ou XML. Por exemplo, se você digitar =IMPORTFEED(“https://thenextweb.com/feed”), as Planihas Google extrairá os últimos vinte itens e os colocará em uma tabela.

fonte: The Next Web

Cada item (ou artigo) do feed puxado é traduzido em uma linha que consiste em um título, autor, url, data e hora de publicação e resumo. Se desejar que esses cabeçalhos apareçam na linha superior, você pode alterar a fórmula para =IMPORTFEED(“https://thenextweb.com/feed”, “items”, TRUE). E se você quiser que menos de vinte itens apareçam, basta adicionar o número no final: =IMPORTFEED(“https://thenextweb.com/feed”, “items”, TRUE, 10).

É hora de levar as Planilhas Google para o próximo nível

Agora que você conhece os fundamentos da extração de dados de feed RSS para as Planilhas Google, vamos ver como podemos imitar o funcionamento de um leitor RSS adequado. Um leitor RSS normalmente permite a assinatura de feeds de várias publicações online. Além disso, geralmente classifica os artigos de todas essas publicações diferentes por data e hora de publicação (com o item mais recente no topo). Assim, as diferentes publicações são mescladas em um grande feed, classificadas por data e hora.

O autor origina do artigo, Yaron Yitzhak, criou um modelo para você que faz exatamente isso. Na primeira guia do documento do Planilhas Google chamada ‘Gerenciar assinaturas’, você insere os nomes e URLs de feed RSS/XML das publicações que deseja seguir. O modelo é limitado a 100 assinaturas.

fonte: The Next Web

Esse é todo o trabalho que você precisa fazer. Na outra guia chamada ‘Seu feed’, os 10 itens mais recentes de todas essas publicações serão mesclados em um grande feed.

fonte: The Next Web

Para usar o modelo, siga este link, vá até o menu Arquivo e clique em Fazer uma cópia. Uma cópia do modelo está agora em sua própria conta do Google Drive, e você pode começar a alterar os feeds nos quais deseja se inscrever. Além disso, você pode começar a examinar o funcionamento interno do modelo, exibindo as planilhas de 'trabalho', se estiver realmente interessado ou até mesmo quiser mudar a forma como funciona. Basta ir ao menu Exibir e, em seguida, às páginas ocultas.

Pronto, um leitor RSS simples feito com nada menos que as Planilhas Google. Boa leitura (e ajustes)!

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google