terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Novidades nos Chromebooks: Tela de recuperação escura

Os próximos Chromebooks usarão uma tela de recuperação escura para salvar suas retinas. Agora vamos cruzar os dedos para termos uma tela de inicialização também com tema escuro.

fonte: Android Police

Vamos encarar os fatos: a tela de inicialização que queima a retina no Chrome OS é incrivelmente irritante. Graças aos Chromebooks que aumentam o brilho durante a inicialização, temos que fechar a tampa para proteger os olhos, especialmente à noite. Com a Google trabalhando duro para trazer um tema escuro para todo o sistema no sistema operacional e seus aplicativos, muitos usuários esperavam que os desenvolvedores também trouxessem uma experiência de tela de inicialização escura. Infelizmente, não há evidências de que a Google esteja trabalhando atualmente em uma animação de inicialização escura, mas parece que a tela de recuperação dos Chromebooks logo receberá o tratamento de modo escuro.

Conforme descoberto recentemente no Chromium Gerrit, alguns novos commits sugerem que a Google está planejando substituir a tela leve do bootloader do Chrome OS tradicional por uma versão escura.

chromiumos-asset: change boot message background to menu ui style Change boot message background to dark color, and rename old *.png to *_light.png for backup.

Como a maioria dos arquivos são quadros de animação, compilei os recursos em um GIF para ajudar a ilustrar as mudanças do tema.

Tela de recuperação do Chrome OS usando um tema escuro, fonte: Android Police

A tela de recuperação atualizada é significativamente mais escura do que a aparência atual, trocando o branco por um cinza esmaecido. Para fazer com que se destaquem contra o fundo, as mensagens pulsantes de progresso e de inicialização mudam para branco, contrastando bem com a estética dark. No geral, o novo tema é muito mais agradável aos olhos do que antes, tornando a experiência do modo de recuperação muito menos dolorosa.

Embora trazer um tema escuro para o bootloader seja uma excelente notícia para quem o usa, os Chromebooks existentes não serão capazes de mudar o tema da recuperação. Conforme explicado por um desenvolvedor do Chromium, a tela reside em um espaço somente leitura no Flash, o que significa que não pode ser alterada com uma atualização de software. No entanto, em alguns dispositivos futuros, a IU foi alterada para usar o modo escuro. A mudança do tema ainda não é final, já que os commits não foram mesclados, mas isso nos dá uma boa ideia de como será.

Alguns podem olhar para o novo tema escuro e se perguntar por que ele é um grande negócio, especialmente se acessar o bootloader do Chromebook é um caso extremo para a maioria dos usuários. Embora trazer um tema escuro para a tela de recuperação seja uma mudança bem-vinda, isso pode sugerir que a tela de inicialização pode finalmente receber o tratamento de interface escuro. Com os esforços recentes para trazer um tema escuro consistente em todo o sistema para o Chrome OS, faz sentido para a Google mudar o tema da animação de inicialização, o que seria uma grande vitória para aqueles de nós cansados ​​de ficar cegos pela luz.

fonte: Android Police via Chromium Gerrit [1], [2]; Chromium bug tracker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google