terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Google quer enviar internet multi-gigabit para as áreas mais remotas da Índia

 A Google quer enviar sua internet multi-gigabit para as áreas mais remotas da Índia. E está  supostamente fazendo parceria com duas teles locais para a expansão do Projeto Taara.

fonte: Android Police

A Google tem um monte de projetos paralelos bacanas em andamento com o objetivo de tornar a internet acessível para todos. Loon é um exemplo, enquanto o esforço da empresa para levar internet de alta velocidade para as estações ferroviárias indianas fez um bom progresso antes de ser descontinuado. Agora, o gigante das buscas quer usar feixes de luz para levar a internet a algumas regiões carentes da Índia. E para tornar isso possível, a Google está supostamente se unindo a algumas teles locais.

Para um pouco de contexto, o laboratório X da Alphabet desenvolveu uma maneira de retransmitir sinais de internet através de links de comunicação óptica sem fio (ou feixes de luz, para fazer com que soe menos intimidante) no Projeto Taara. A tecnologia está sendo testada em partes da Índia e da África por alguns anos, mas a Google recentemente fez avanços na África Subsaariana, trabalhando com operadoras regionais para alcançar mais localidades. O novo relatório da ET diz que a Google pode estar planejando fazer algo semelhante na Índia também.

Após um longo teste executado no estado indiano de Andhra Pradesh, a Google está supostamente procurando fazer parceria com as duas maiores operadoras sem fio da Índia - Airtel e Jio - que provavelmente implantarão a tecnologia em regiões menos atendidas. Ainda não é oficial que a Google siga em frente com este plano, pois esses testes ainda estão nos estágios iniciais, então não espere implantações em massa em todo o país tão cedo.

A Google diz que essa tecnologia é adequada para terrenos irregulares onde colocar cabos de fibra pode ser um desafio. Com feixes de luz, a empresa poderia enviar links para uma torre conectada a até 20 km de distância, com velocidades de dados de até 20 Gbps. Este link óptico usa o mesmo princípio do cabo de fibra óptica comum para transferir dados usando sinais de luz, mas os conecta na forma sem fio. No entanto, há um grande problema com os feixes de luz: eles não podem passar por obstáculos físicos, algo que as ondas de rádio podem (a menos que seja mmWave 5G).

É importante notar que a Google investiu recentemente uma grande parte de seu fundo de US $ 10 bilhões comprometido com a Índia no Reliance Jio para reforçar sua presença no mercado de Android de orçamento. Teremos que esperar por uma palavra oficial da empresa para descobrir se o relatório de hoje se sustenta e que papel Jio e Airtel desempenharão se o Projeto Taara for definido para ser implementado para mais pessoas.

fonte: Android Police via Economic Times 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google