quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Facebook pode ser forçado a vender o Instagram e o Whatsapp (Atualizado com a resposta do Facebook)

A FTC abre um processo para forçar o Facebook a vender o Instagram e o WhatsApp... E a Google pensava que estava em maus lençóis...

fonte: Android Police

Em outubro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos perseguiu a Google em um grande processo antitruste movido contra a empresa. Ouvimos dizer que o Facebook poderia estar passando por uma análise semelhante, e agora esses rumores se tornaram realidade. Vários processos estão sendo movidos contra o Facebook, incluindo um da Federal Trade Commission que busca remover o Instagram e o WhatsApp do controle da empresa.

O primeiro processo inclui 48 procuradores-gerais estaduais e regionais que aderiram à iniciativa. A denúncia alega que o Facebook demonstrou um padrão de esmagamento da concorrência ao comprar empresas menores antes que elas se tornassem grandes o suficiente para representar uma ameaça real à participação de mercado do Facebook.

Um processo semelhante foi movido pela Federal Trade Commission. É o resultado de uma investigação separada e pede explicitamente ao tribunal que desfaça as aquisições do Instagram e do WhatsApp pelo Facebook - potencialmente transformando-as em suas próprias empresas independentes.

O Facebook respondeu em uma defesa de suas aquisições, chamando os processos movidos contra ele de "revisionismo histórico" e apontando que a FTC e outros supervisores relevantes aprovaram os negócios do Instagram e do WhatsApp quando eles aconteceram. Voltar a isso agora, disse o Facebook, equivaleria a anunciar que nenhuma venda pode ser definitiva, apesar do prejuízo resultante para os consumidores ou do efeito "inibidor" sobre a inovação.

2020 pode estar terminando em breve, mas não parece que a grande tecnologia conseguirá escapar de um exame cuidadoso da FCC, FTC e outras autoridades governamentais. Esses importantes processos antitruste têm o potencial de levar a grandes consequências para alguns dos nomes mais poderosos da tecnologia - e ainda pode haver mais processos antes do fim do ano. 

Te cuida, Google!

fonte: Android Police via FTC; The Verge; Washington Post


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google