segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Chrome Beta 88 adiciona vídeos tutoriais, permite capturas de tela em guias anônimas e muito mais.

O Chrome Beta 88 adiciona vídeos tutoriais, permite capturas de tela em guias anônimas e muito mais.  Essa nova versão acaba de entrar no canal Beta.

Já se passaram cerca de duas semanas desde que o Chrome 87 foi lançado em todas as plataformas e, dentro do prazo, o Chrome 88 passou para o Canal Beta. Esta versão não tem muitas mudanças novas por padrão, mas há muitos recursos escondidos sob a superfície. Sem mais delongas, vamos entrar nisso!

Vídeos tutoriais

O Chrome 88 tem um novo sinalizador chamado #video-tutorials, que adiciona um cartão para vídeos tutoriais abaixo dos atalhos do site na página Nova guia. O cartão percorre vários clipes e, depois de ver todos eles, toque nele para abrir uma lista de todos os vídeos disponíveis. Há também um botão de compartilhamento na parte superior do player, caso você queira que outras pessoas saibam como usar o Chrome.

Os vídeos que estão sendo usados são marcadores de posição do aplicativo Google Go, que já tem tutoriais na tela principal. No entanto, os títulos na lista completa dão uma indicação do que os vídeos finalizados vão cobrir: "Como usar o Chrome", "Como fazer download de conteúdo para mais tarde", "Como pesquisar com o Chrome", "Como pesquisar com sua voz , "e" Como usar o modo de navegação anônima ".

Presumivelmente, a Google atualizará os vídeos de espaço reservado antes de habilitar o recurso por padrão. Os tutoriais em vídeo também parecem estar limitados ao Chrome para Android, visto que (atualmente) não há referências no código a vídeos para plataformas de desktop. Aqueles de vocês com sistemas Windows, Mac e Linux terão que descobrir o Chrome por si mesmos.

API de bens digitais

No ano passado, a Google começou a encorajar abertamente a publicação de aplicativos da web na Play Store, usando o então novo recurso Trusted Web Activities no Chrome. No entanto, ainda há um problema que persiste até hoje: a Google só permite que aplicativos na Play Store usem o sistema de faturamento da própria empresa, mas a API de faturamento do Play nunca esteve disponível para aplicativos da web. Isso significava que os aplicativos da web publicados na Play Store não podiam ser monetizados de nenhuma forma, exceto usando anúncios (ou cobrando pelo aplicativo na Play Store).

Isso está finalmente mudando com a API de bens digitais, agora disponível como um teste Origin no Chrome 88. Ela se estende na API de solicitação de pagamento que foi adicionada ao Chrome quatro anos atrás e, embora a API seja projetada para ser independente de plataforma, em Android, ele funciona como um wrapper em torno da API Play Billing. Isso significa que os aplicativos da web poderão usar o faturamento da Play Store da mesma forma que os aplicativos nativos.

Abas de pesquisa

O Chrome 88 na área de trabalho possui um novo botão suspenso no canto superior direito da janela, que mostra uma lista de todas as guias abertas em todas as suas janelas. O pop-up inclui um botão de pesquisa, para que você possa localizar facilmente a guia que está procurando, mesmo se houver tantas abertas que não sejam facilmente visíveis. Você também pode abrir o pop-up com o atalho de teclado Ctrl + Shift + A.

Esse seria um ótimo recurso para ter no Chrome para Android, mas parece estar limitado aos navegadores de desktop por enquanto. Se não o vir, certifique-se de que a sinalização # enable-tab-search está ativada em chrome://flags.

Capturas de tela em modo anônimo

O Chrome atualmente bloqueia as capturas de tela no Android quando uma guia anônima está aberta, provavelmente para evitar que você salve acidentalmente imagens de... você sabe. No entanto, existem muitos motivos pelos quais você pode precisar ocasionalmente fazer uma captura de tela enquanto estiver no modo anônimo, e é por isso que a Google começou a procurar remover a limitação no mês passado.

As capturas de tela com o modo anônimo funcionam como esperado no Chrome 88

O Chrome 88 tem um novo sinalizador de #incognito-screenshot que, quando definido como Ativado, permite que você faça capturas de tela normalmente com uma guia anônima aberta. Ele também desativa o recurso que ocultava a visualização do Chrome na tela do Android Recents quando uma aba anônima era aberta. Ainda não está claro quando a funcionalidade será implementada para todos por padrão.

Outras mudanças

Como sempre, esta atualização inclui mudanças para usuários e desenvolvedores. Aqui estão algumas alterações menores incluídas no Chrome 88:

  • O Chrome 88 descarta o suporte para macOS 10.10 Yosemite e agora requer macOS 10.11 El Capitan ou posterior.
  • O Chrome agora mostra barras de rolagem escuras e elementos de formulário quando o modo escuro está ativado.
  • O Chrome adicionou anteriormente os botões esquerdo e direito para navegar pelas guias, e um novo sinalizador # scrollable-tabstrip-buttons está disponível que mantém os botões visíveis o tempo todo.

O sinalizador de recurso #scrollable-tabstrip-buttons

  • A extensão Legacy Browser Support do Google, que permitia aos gerentes de TI definir regras para abrir outros navegadores automaticamente quando certas páginas eram carregadas, não é mais compatível a partir do Chrome 88. A maior parte da funcionalidade da extensão agora é integrada diretamente ao Chrome.
  • Os links que abrem em uma nova guia (<a> tags com "target = _blank") se comportam automaticamente como se "rel = noopener" fosse definido.
  • As experiências WebXR (conteúdo AR e VR) agora podem dimensionar dinamicamente seu conteúdo, o que pode melhorar as taxas de quadros em alguns casos.
  • Os aplicativos da Web podem, opcionalmente, habilitar um novo recurso chamado Isolamento de origem, que aumenta a segurança de uma página em troca de certas APIs indisponíveis.
  • Um novo sinalizador #destroy-profile-on-browser-close está disponível que "[libera] memória e outros recursos quando a última janela do navegador é fechada", em vez de por padrão, o que ocorre quando o navegador Chrome é encerrado completamente.
  • Todo o suporte para FTP foi removido do Chrome, após a suspensão do recurso no Chrome 80.
  • Um novo sinalizador #permission-predictions está disponível e muda para uma interface menos intrusiva para permissões de página, quando o Chrome prevê que você tem menos probabilidade de conceder essa permissão (por exemplo, um site que você nunca visitou antes de solicitar notificações).
  • O suporte para Web Components v0 foi removido do Chrome.

Baixe o APK

O APK é assinado pela Google e atualiza seu aplicativo existente. A assinatura criptográfica garante que o arquivo é seguro para instalação e não foi adulterado de nenhuma forma. Em vez de esperar que a Google envie esse download para seus dispositivos, o que pode levar dias, faça o download e instale-o como qualquer outro APK.

fonte: Android Police via Chrome Platform Status, Computerworld, Google Developers, Chromium Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google