sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Tudo sobre o grande anúncio da Google e da Qualcomm da atualização do Android

Eis aqui o que você precisa saber sobre o grande anúncio da Google e da Qualcomm sobre a atualização do Android. Não foi nada do que pareceu.

fonte: Android Police

A Google e a Qualcomm anunciaram ontem o que parecia ser uma grande melhoria nas atualizações para smartphones Android. As manchetes dos sites especializados eram em grande parte lidas como se os dispositivos Android com chipsets Qualcomm receberiam agora "quatro anos" de atualizações do Android, um ano a mais do que fabricantes como a Google e agora a Samsung oferecem em seus principais smartphones de nível superior. Não foi bem assim... Ainda bem que esperei para publicar este artigo...

Após a Google e a Qualcomm serem contatadas, uma coisa é certa, muito pouco muda se você tiver um Google Pixel ou smartphone Samsung de última geração. Atualmente, a Google e a Samsung oferecem três grandes atualizações de sistema operacional em seus smartphones. O anúncio de hoje da Google e da Qualcomm não contribui para esse número. Em vez disso, o anúncio apenas torna a política o que há muito tem sido um extra opcional para OEMs de smartphones que trabalham com a Qualcomm, e não "estende" a vida útil dos chipsets de última geração da Qualcomm de maneira significativa.

Parece confuso? Vamos lá:

  • A Qualcomm oferecerá suporte a três grandes atualizações do sistema operacional Android para todo o seu portfólio de chips de smartphone daqui para frente, começando com o Snapdragon 888
  • Os OEMs dos smartphones provavelmente poderão agora oferecer quatro anos completos de atualizações de segurança do Android (com base em nossa leitura do anúncio)

Então é isso! Então, de onde vem todo esse negócio de "quatro anos" e "quatro versões do sistema operacional Android"? É realmente apenas uma explicação de marketing muito generosa do que já era a política paraos dispositivos Pixel da Google (e, novamente, agora muitos da Samsung), e é um pouco enganosa. No momento, os dispositivos Pixel do Google recebem três anos de sistema operacional Android e atualizações de segurança a partir do momento em que são lançados. Isso significa cerca de 36 meses de patches de segurança e três grandes atualizações de plataforma. Com o novo sistema da Qualcomm, isso poderia ser estendido para 48 meses de patches de segurança, mas ainda seriam apenas três atualizações principais da plataforma. Nem a Google nem a Qualcomm estão prometendo mais atualizações de plataforma importantes para smartphones Android de ponta, eles estão apenas dizendo que todos os smartphones Android com chips da Qualcomm do recém-anunciado Snapdragon 888 em diante serão elegíveis para três atualizações principais de plataforma e, até podemos dizer, quatro anos de atualizações de segurança. Quanto aos negócios das quatro versões, o próprio slide do Google em relação ao anúncio de hoje deixa claro que isso inclui a versão do Android que acompanha o smartphone. Por exemplo, seu dispositivo irá, ao longo de sua vida útil, rodar quatro versões do Android: a que veio com ele e três atualizações de plataforma subsequentes.

fonte: Android Police

No momento, conforme confirmamos com a Google, os fornecedores de smartphones já estão livres para trabalhar com a Qualcomm, caso a caso, para receber suporte para seus aparelhos além do tempo de suporte oficialmente prometido pela Qualcomm. O Snapdragon 865, por exemplo, é tecnicamente suportado apenas até o Android 12 (o compromisso atual da Qualcomm com seus chips é apenas duas atualizações de plataforma importantes), mas dada a promessa da Samsung, o Android 13 virá para a série Galaxy S20 (que usa o Snapdragon 865 ), isso significa que a Qualcomm oferecerá suporte ao chip por meio do Android 13 para parceiros que desejam fornecer essa atualização. O anúncio de hoje não tem nada a ver com isso, é apenas que a Qualcomm está dizendo que não exigirá mais que os OEMs participem de parcerias especiais para oferecer suporte a seus dispositivos para a janela estendida de atualização de três plataformas.

Nada disso significa que todos os smartphones terão agora três atualizações importantes do sistema operacional Android. Ainda depende do fabricante do smartphone fornecer essas atualizações. Também não significa que a Qualcomm parará de fechar acordos especiais com fornecedores para aumentar a janela de suporte do chipset além do que está oficialmente comprometido com seus parceiros. Há uma possibilidade diferente de zero de que a Qualcomm agora forneça até quatro atualizações principais de plataforma, caso a caso, se seus clientes solicitarem. Mas nada sobre o anúncio de hoje garante ou mesmo implica que é o que vai acontecer, é apenas um palpite.

A maior lição da Google e da Qualcomm é que agora, mais do que nunca, cabe aos próprios fabricantes de smartphones atualizar seus dispositivos. Seja um aparelho de baixo orçamento ou um carro-chefe, a Qualcomm e a Google deixaram claro que, daqui para frente, não há desculpa real para não dar aos seus clientes três atualizações do sistema operacional Android e (muito provavelmente) quatro anos de patches de segurança. Essas são ótimas notícias! Mas, infelizmente, nem a Google nem a Qualcomm disseram que o seu smartphone receberá quatro atualizações importantes do sistema operacional. Isso poderia acontecer, mas hoje foi mais sobre consolidar o que já era uma política fora dos livros - e talvez obter mais algumas atualizações de segurança para o seu telefone. Nada mais nada menos.

Odeio Samsung... E aí Lenovo/Motorola?

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google