A Google está trabalhando no compartilhamento de aplicativos peer-to-peer por meio da Play Store, além de um design renovado da tela Meus aplicativos com novas opções de filtragem.
|
fonte: Android Police |
A versão mais recente do aplicativo Play Store revela que a Google está trabalhando em algumas mudanças na seção "Meus aplicativos" da Play Store, incluindo a capacidade dos usuários de enviar aplicativos para amigos off-line por meio do compartilhamento de arquivos peer-to-peer.
A empresa começou a testar um compartilhamento de aplicativos semelhantes entre dispositivos em 2018. Gerenciadores de arquivos como SHAREit e Files Go estavam entre os primeiros aplicativos a implementar suporte para o recurso. Uma nova versão do aplicativo Google Play Store revela que a Google está trazendo esses tipos de recursos para sua própria loja. Os usuários começarão selecionando um aplicativo para compartilhar (provavelmente aplicativos não pagos).
Assim como o Nearby Share, a Play Store permite que os usuários selecionem em uma lista de dispositivos próximos. Assim que dois usuários abrirem a Play Store e escolherem se conectar, a conexão será configurada e o aplicativo transferido por meio de uma combinação de Bluetooth, NFC e Wi-Fi Direct.
|
O processo ainda está em desenvolvimento, mas já parece promissor, fonte: Android Police |
Também há alguns ajustes na seção Meus aplicativos, incluindo renomear a página para "Gerenciar aplicativos e dispositivo" e organizá-la em duas seções: Visão geral e Gerenciar. A visão geral oferece uma imagem rápida dos aplicativos que precisam ser atualizados, capacidade de armazenamento e comentários e classificações de usuários. A guia Gerenciar permite que os usuários vejam os aplicativos em sua biblioteca e filtrem por várias opções, como aplicativos não instalados atualmente e jogos.
|
Esquerda: Design atual Direita: A reformulação WIP, fonte: Android Police |
Embora o compartilhamento de aplicativos P2P possa não estar pronto para ser implementado ainda, ele tem o potencial de ser uma grande adição que pode tornar o Android muito mais conveniente, especialmente para aqueles que vivem em áreas rurais sem acesso a Internet rápida para baixar aplicativos. Apesar de que você ainda vai precisar de ter amigos, para que o compartilhamento P2P funcione.
fonte:
Android Police via
9to5Google