sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Novidades no Chrome OS: Um novo gerenciador de arquivos embutido

O Chrome OS está trabalhando em um painel de navegação de navegador de arquivos mais organizado, mas menos eficiente. As categorias de áudio, imagens e vídeos tornam-se filtros de tipo de arquivo.


fonte: Android Police

Não é segredo que o gerenciador de arquivos no Chrome OS vem sendo um ponto sensível para os usuários desde que os Chromebooks foram apresentados ao mundo como computadores centrados na nuvem. Parece que a Google lançou apressadamente um navegador de arquivos no último momento e esperava que apenas algumas pessoas o usassem. Embora o desenvolvimento do gerenciador de arquivos embutido tenha estagnado ao longo dos anos, a Google recentemente introduziu pequenos recursos de qualidade de vida para torná-lo mais eficiente (como finalmente adicionar "Open File Location" ao menu de contexto). E agora parece que a empresa está tentando melhorar ainda mais a produtividade, limpando a desordem do painel de navegação.

Identificado no mais recente canal do Chrome OS Dev, ao Google está trabalhando para separar as categorias de áudio, imagens e vídeos do painel de navegação e mesclá-los na categoria Recente como filtros de tipo de arquivo. Para testar esse recurso experimental, copie e cole o sinalizador chrome://flags/#files-filters-in-recents na barra de URL do Chrome e habilite-o no menu suspenso. Depois de reiniciar o Chromebook e iniciar o gerenciador de arquivos, você verá um painel de navegação diferente. Dá só uma olhada:

As categorias de áudio, imagens e vídeos agora são filtros de tipo de arquivo. fonte: Android Police

A primeira coisa que você provavelmente notará é a omissão das categorias Áudio, Imagens e Vídeos do painel de navegação. Se você clicar na categoria Recente, verá que esses três agora funcionam como filtros de tipo de arquivo. Como você provavelmente já deve ter adivinhado, clicar em qualquer um deles mostrará os respectivos arquivos baixados recentemente em seu Chromebook.

Não se sabe se é boa ou não da ideia de transformar essas categorias de mídia em filtros. Na análise do Holding Space, mencionamos por que economizar cliques é vital para realizar as tarefas com eficiência. Holding Space é uma virada de jogo por causa das muitas oportunidades que ele oferece para reduzir cliques e aumentar sua produtividade geral. Em comparação, os filtros aninhados parecem um retrocesso porque introduzem outro clique. Caso você queira ver uma imagem baixada recentemente, tem que ir primeiro para a categoria Recentes e, em seguida, clicar no filtro Imagem. 

Apesar das deficiências de produtividade, entende-se por que a equipe de UX do Google propôs o aninhamento de filtros de tipo de arquivo em Recente. Muitos usuários criam pastas e baixa arquivos continuamente, e o painel de navegação fica uma bagunça. Mesclar categorias de mídia em arquivos acessados recentemente adiciona espaço extra ao painel de navegação, permitindo que se veja mais pastas em um diretório específico. Menos categorias também podem reduzir o ruído visual do painel de navegação, o que ajuda a melhorar o foco.

Para acomodar os dois mundos - mantendo os tipos de arquivo recentes a um clique de distância em vez de limpar o painel de navegação - acredita-se que a Google deveria experimentar uma seta suspensa para a categoria Recente. O autor original da postagem, Kent Duke, desenhou uma maquete que imagina como poderia ser:

Mock-up do painel de navegação do gerenciador de arquivos usando uma seta
suspensa para Recente, fonte: Android Police


Semelhante às seções "Meus arquivos" e "Google Drive", a seta suspensa permite que "Recente" seja recolhido ou expandido, dependendo da preferência do usuário. Por padrão, ele deve ser expandido, mas se o usuário quiser economizar espaço, ele pode recolhê-lo para ocultar as categorias de mídia recentes.

Estamos felizes que a Google finalmente está se esforçando para tornar seu gerenciador de arquivos, antes negligenciado, mais capaz do que nunca. A Google ainda tem muito trabalho a fazer para alcançar os navegadores de arquivos concorrentes, como o Windows Explorer, mas mesmo as menores ações, como ajustar o painel de navegação, são passos na direção certa.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google