terça-feira, 22 de setembro de 2020

Adeus Google Science Journal! Seja bem vindo Arduino Science Journal

O Science Journal, aplicativo da Google de experiências simples para alunos do ensino médio será encerrado. Em seu lugar entra o Arduino! Aqui está o que muda quando a Google transfere o Science Journal para o Arduino.


fonte: Android Police

Um novo aplicativo foi lançado, o antigo vai embora em 11 de dezembro e você não pode esperar nenhuma estranheza funcional, exceto mais integrações com a placa Arduino.

Como o mundo em geral, o ensino está uma bagunça agora, nestes tempos de pandemia. Para os alunos em casa, isso significa perder um precioso tempo de laboratório. O Science Journal era um aplicativo da Google que permitia que cientistas amadores usassem os sensores de seus smartphones para realizar experimentos simples, mas valiosos. Dizemos "era" porque o designer de microcontrolador de código aberto Arduino adquiriu o aplicativo e vai ocorrer uma grande transição de acordo com a Google.

O Arduino realmente anunciou que estava recebendo a tocha do Google no mês passado. Foi um parceiro sensato assumir a tarefa, já que os dois haviam colaborado em um kit de ciências baseado em Arduino para alunos do ensino médio no ano passado e há muitos mais sensores que podem ser acoplados a uma placa do que a um smartphone.

fonte: Android Police

Uma grande mudança como essa pode ser inconveniente durante o ano letivo, mas muita coisa vai acontecer para causar o mínimo de interrupção:

  • O aplicativo Arduino Science Journal está disponível para download agora, sem grandes alterações na funcionalidade.
  • O aplicativo Science Journal feito pela Google continuará na Play Store até 11 de dezembro. A sincronização de dados do Google Drive de experimentos e outros mecanismos de suporte também terminará nesta data.
  • Os usuários podem exportar seus experimentos do Google Science Journal para o Arduino Science Journal a qualquer momento. Você pode aprender como fazer isso nesta página de ajuda da Google.
  • O Arduino Science Journal receberá a sincronização do Google Drive em uma atualização futura.

Como o código-fonte do Science Journal é open source, qualquer pessoa pode adicionar suas adaptações a ele. Como o Arduino está rodando agora, espera que o aplicativo inclua mais integrações para placas microcontroladas de sua própria marca e de outras. Obviamente, caberá aos educadores decidir onde podem investir seus recursos extremamente limitados.

Houve um tempo em que tentei usar o Science Journal nas minhas aulas, infelizmente na época era poucos alunos dispunham de dispositivos compatíveis(escola pública...), agora com a placas Arduino nem pensar!

O Science Journal da Google está disponível para Android e iOS.

O Arduino Science Journal também está disponível para Android e iOS.

Mais informações podem ser encontradas no site do Arduino Science Journal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google