O Science Journal, aplicativo da Google de experiências simples para alunos do ensino médio será encerrado. Em seu lugar entra o Arduino! Aqui está o que muda quando a Google transfere o Science Journal para o Arduino.
fonte: Android Police |
Um novo aplicativo foi lançado, o antigo vai embora em 11 de dezembro e você não pode esperar nenhuma estranheza funcional, exceto mais integrações com a placa Arduino.
Como o mundo em geral, o ensino está uma bagunça agora, nestes tempos de pandemia. Para os alunos em casa, isso significa perder um precioso tempo de laboratório. O Science Journal era um aplicativo da Google que permitia que cientistas amadores usassem os sensores de seus smartphones para realizar experimentos simples, mas valiosos. Dizemos "era" porque o designer de microcontrolador de código aberto Arduino adquiriu o aplicativo e vai ocorrer uma grande transição de acordo com a Google.
O Arduino realmente anunciou que estava recebendo a tocha do Google no mês passado. Foi um parceiro sensato assumir a tarefa, já que os dois haviam colaborado em um kit de ciências baseado em Arduino para alunos do ensino médio no ano passado e há muitos mais sensores que podem ser acoplados a uma placa do que a um smartphone.
fonte: Android Police |
Uma grande mudança como essa pode ser inconveniente durante o ano letivo, mas muita coisa vai acontecer para causar o mínimo de interrupção:
- O aplicativo Arduino Science Journal está disponível para download agora, sem grandes alterações na funcionalidade.
- O aplicativo Science Journal feito pela Google continuará na Play Store até 11 de dezembro. A sincronização de dados do Google Drive de experimentos e outros mecanismos de suporte também terminará nesta data.
- Os usuários podem exportar seus experimentos do Google Science Journal para o Arduino Science Journal a qualquer momento. Você pode aprender como fazer isso nesta página de ajuda da Google.
- O Arduino Science Journal receberá a sincronização do Google Drive em uma atualização futura.
Como o código-fonte do Science Journal é open source, qualquer pessoa pode adicionar suas adaptações a ele. Como o Arduino está rodando agora, espera que o aplicativo inclua mais integrações para placas microcontroladas de sua própria marca e de outras. Obviamente, caberá aos educadores decidir onde podem investir seus recursos extremamente limitados.
Houve um tempo em que tentei usar o Science Journal nas minhas aulas, infelizmente na época era poucos alunos dispunham de dispositivos compatíveis(escola pública...), agora com a placas Arduino nem pensar!
O Science Journal da Google está disponível para Android e iOS.
O Arduino Science Journal também está disponível para Android e iOS.
Mais informações podem ser encontradas no site do Arduino Science Journal.