sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Novidades no Chrome OS: Reformulação da interface com novos temas escuro e claro

O Chrome OS está passando por uma grande reformulação da interface do usuário com um novo tema claro e em breve, um tema escuro que também está a caminho.


fonte: Android Police

Alguns dias atrás, a Google publicou as novas coleções de papéis de parede no canal Chrome OS Canary. O problema é que alguns dos papéis de parede da coleção Elements têm variações claras e escuras. E isso sugere que teremos um tema escuro em breve, algo que foi descoberto graças a várias alterações de código descobertas pelo Chrome Story. E também parece que a Google está trabalhando em um tema claro.

Mas o Chrome OS já não usa um tema claro? Bem, mais ou menos. Tecnicamente, o Chrome OS já está usando um tema "claro", como seu gerenciador de arquivos e a página de configurações. Mas também há alguns respingos aleatórios de elementos de tema escuro no Chrome OS, como na bandeja do sistema e no inicializador do Chrome OS. Parece que os desenvolvedores da Google perceberam que ter essa aparência inconsistente não é a jogada certa, então decidiram fazer algo a respeito.

A evidência

No  Chromium Gerrit foram descobertos vários commits que apontam para um novo tema claro chegando ao Chrome OS. O commit recentemente mesclado fala sobre um tema claro para a tela de login e atualiza alguns botões para combinar com o tema. Se você se aprofundar no código, revelará uma mudança interessante em login_constants.h:

// The light mode base color of the login/lock screen when the color extracted
 // from the wallpaper is invalid. constexpr SkColor kLightModeBaseColor = SK_ColorWHITE;
Para referência, SK_Color é uma função calculada pelo Skia; uma biblioteca de gráficos usada para renderizar gráficos e texto no Chrome e Chrome OS. Se examinarmos a linha 116 do arquivo de cabeçalho SK_Color do Skia, isso revela o que SK_ColorWHITE é:
/** Represents fully opaque white. 
*/ 
constexpr SkColor SK_ColorWHITE = SkColorSetARGB(0xFF, 0xFF, 0xFF, 0xFF);
O código diz que quando o tema claro é ativado, o Chrome OS usará o branco como base se não conseguir encontrar uma maneira de tingir a tela de bloqueio usando uma cor do seu papel de parede. É diferente das compilações atuais do Chrome OS, que especifica SK_ColorBLACK em login_constants.h.


Outro commit revisa completamente as cores do iniciador para se adaptar ao tema claro, como o fundo da gaveta do aplicativo, caixa de pesquisa, bolhas de sugestão abaixo da caixa de pesquisa e seta de expansão. A prateleira do modo tablet também se adapta ao novo tema light, conforme mencionado neste commit.

Por que o tema claro é importante

Já se passaram dois anos desde que a Microsoft revelou um tema claro para o Windows, e o macOS da Apple tem um tema claro desde - bem, desde sempre - então foi apenas uma questão de tempo até que oa Google decidisse adotar um tema claro também. Não temos nenhuma captura de tela oficial do tema claro no Chrome OS no momento, então Kent Duke, do AP, construiu uma maquete que imagina como poderia ser.

Maquete de um possível tema claro do Chrome OS - embora possa não ser preciso
para mudanças mais recentes, fonte: Android Police

Essa maquete não é perfeitamente precisa, mas mesmo em linhas gerais, essas mudanças são muito diferentes da aparência atual do Chrome OS. Ao contrário da prateleira escura e silenciosa encontrada hoje, a prateleira e a bandeja do sistema assumem um esquema de cores branco brilhante. A iconografia e o texto pretos contrastam perfeitamente com o tema geral de luz. (Observação: usei o Product Sans do Google para corresponder à tipografia encontrada nas configurações rápidas do Android, embora provavelmente não seja fornecido no Chrome OS tão cedo.) 

Alguns de vocês podem olhar para a maquete desenvolvida e se perguntar por que isso é um grande negócio. Existem muitas razões pelas quais ter um tema claro tem seus benefícios - como marca e acessibilidade - mas vamos nos concentrar nos aspectos de usabilidade para responder a essa pergunta.

A interface do usuário é mais do que apenas uma camada de tinta; é também uma estrutura de ideias criativas que tentam tornar a interface mais utilizável. Quer a interface seja clara ou escura, há um pilar da usabilidade que causa um enorme impacto sobre qualquer outro aspecto de uma boa interface, que é a legibilidade. A legibilidade depende muito do nível de contraste entre o texto e o fundo. É um grande motivo pelo qual quase todas as páginas da web, jornais e sites como o Android Police e o Crazyseawolf's Blog usam um texto preto em um fundo branco (pelo menos, por padrão). Vou explicar por quê.

O olho humano - especificamente a pupila - é sensível à quantidade de luz em um determinado ambiente. Pense no seu olho como a abertura da câmera. Quando você sai de casa em um dia ensolarado, a pupila se contrai e encolhe, e quando você entra em um quarto escuro, a pupila se dilata para permitir a entrada de mais luz. As pupilas menores atenuam a aberração esférica - um problema óptico em que os raios de luz acabam em pontos diferentes. o eixo óptico, que afeta negativamente a clareza - e aumenta a profundidade de campo para reduzir a fadiga ocular. À medida que a pessoa envelhece, porém, a pupila começa a encolher, o que impede que uma quantidade inadequada de luz entre nela, dificultando a leitura ou a visualização do texto em ambientes com pouca luz. Jason Harrison, um pesquisador da University of British Columbia, concluiu que as pessoas com astigmatismo (aproximadamente 50% da população) têm dificuldade para ler um texto branco sobre um fundo preto. Um tema escuro tem seus benefícios em relação a um tema claro, como menos fadiga ocular ao ler por longos períodos.

Então, como tudo isso se conecta ao Chrome OS? O tema "claro" atual não aproveita totalmente os benefícios de contraste que mencionei. Acho que o Google percebeu que sua melhor abordagem para melhorar sua acessibilidade é adicionar mais branco ao Chrome OS. Alguns de vocês podem não gostar do novo tema de luz porque causa fadiga ocular à noite, então provavelmente você está mais interessado no próximo tema escuro.

Mas onde está o tema escuro?

A resposta curta: está chegando. A longa resposta é que algumas partes do Chrome OS já estão usando elementos escuros. Mas não é segredo que o desenvolvimento de um modo dark full-on foi difícil - na verdade, esta não é a primeira tentativa da Google nisso. Alguns anos atrás, vários Chromebooks começaram a falhar devido a um bug no código do tema escuro. A Google está tomando seu tempo para garantir que o desastre não aconteça novamente, introduzindo lentamente alterações no Chromium Gerrit. 

Podemos acreditar firmemente que o novo tema claro e escuro serão lançado juntos, mas a partir de agora, só podemos especular quando será lançado. Uma coisa é certa: o Chrome OS percorreu um longo caminho desde sua estreia em 2011, e adicionar mudanças na qualidade de vida, como o tema claro e escuro, nos deixam muito mais animados para ver o Chrome OS se tornar um sistema operacional maduro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google