segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Novidades no Chrome OS: Novo recurso de reconhecimento de escrita

O Chrome OS 85 melhora significativamente o teclado de escrita para alguns Chromebooks O teclado ficou muito mais inteligente graças ao aprendizado de máquina no dispositivo da Google.



fonte: Android Police
Não é segredo que a Google adora adicionar a poderosa IA em seu software sempre que pode. A próxima geração do Google Assistente demonstrada noa Google I/O em 2019 é um excelente exemplo de como a IA da Google pode ser capaz, e fico surpreso com a rapidez e a agilidade do processamento de voz como resultado. A Google agora está usando sua poderosa IA para melhorar a experiência de escrita à mão no Chrome OS.

Quem possui um Pixel Slate, já deve ter sido saudado com uma faixa notificando sobre as melhorias no reconhecimento de caligrafia. Esse novo recurso de reconhecimento de escrita é absolutamente insano. Dê uma olhada nesta imagem:

Escrita à mão no dispositivo em ação, fonte: Android Police

O teclado de aprendizado de máquina no dispositivo reconhece qualquer caligrafia desleixada!

Quem não tem uma uma caligrafia desleixada levanta a mão. O interessante é que o sistema de caligrafia da Google é capaz de reconhecer qualquer uma. Isso não é de explodir mentes??!!??

Nos repositórios do Chromium há uma biblioteca muito interessante: libhandingwriting.so. Esse arquivo é responsável por manter os aspectos de aprendizado de máquina do sistema de manuscrito em um arquivo local, em oposição ao antigo sistema baseado em nuvem. O arquivo make.defaults do Chromebook precisa especificar ondevice_handwriting para que a biblioteca libhandwriting.so seja carregada.

Até agora, apenas alguns Chromebooks (modelos baseados em eve, sarien, soraka, octopus, nami, rammus, nautilus, hatch e placas noturnas) têm ondevice_handwriting especificado em make.defaults, tornando-os os únicos dispositivos com a escrita baseada em ML característica. É uma pena que o tão elogiado Lenovo Duet Chromebook não tenha esse recurso, mas pode ser possível mais adiante. Este novo reconhecimento de escrita à mão é incrivelmente útil, e ficamos felizes pela Google estar alavancando sua poderosa IA para melhorar a experiência do usuário no Chrome OS.

fonte: Android Police via Chromium OS Code Search

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google