fonte: Android Police |
Quem possui um Pixel Slate, já deve ter sido saudado com uma faixa notificando sobre as melhorias no reconhecimento de caligrafia. Esse novo recurso de reconhecimento de escrita é absolutamente insano. Dê uma olhada nesta imagem:
Escrita à mão no dispositivo em ação, fonte: Android Police |
O teclado de aprendizado de máquina no dispositivo reconhece qualquer caligrafia desleixada!
Quem não tem uma uma caligrafia desleixada levanta a mão. O interessante é que o sistema de caligrafia da Google é capaz de reconhecer qualquer uma. Isso não é de explodir mentes??!!??
Nos repositórios do Chromium há uma biblioteca muito interessante: libhandingwriting.so. Esse arquivo é responsável por manter os aspectos de aprendizado de máquina do sistema de manuscrito em um arquivo local, em oposição ao antigo sistema baseado em nuvem. O arquivo make.defaults do Chromebook precisa especificar ondevice_handwriting para que a biblioteca libhandwriting.so seja carregada.
Até agora, apenas alguns Chromebooks (modelos baseados em eve, sarien, soraka, octopus, nami, rammus, nautilus, hatch e placas noturnas) têm ondevice_handwriting especificado em make.defaults, tornando-os os únicos dispositivos com a escrita baseada em ML característica. É uma pena que o tão elogiado Lenovo Duet Chromebook não tenha esse recurso, mas pode ser possível mais adiante. Este novo reconhecimento de escrita à mão é incrivelmente útil, e ficamos felizes pela Google estar alavancando sua poderosa IA para melhorar a experiência do usuário no Chrome OS.
fonte: Android Police via Chromium OS Code Search