A recente e estranha startup da Area 120 da Google é uma mistura de um pouco do YouTube, um pouco de Twitch e um pouco de Patreon, chamado de Fundo, que permite que os usuários se divirtam enquanto dá fundos aos criadores.
![]() |
Adicionar legenda |
O objetivo da Área 120 da Google é lançar projetos novos e experimentais. Recentemente lançou clones remixados e estranhos do Pinterest e TikTok. Agora a oficina lança seu mais recente trabalho: o Fundo, plataforma que conecta fãs e criadores a eventos e experiências virtuais. O nome é estranho, mas depois de entrar nele, esse Fundo parece que pode ser divertido.
A plataforma permite que os usuários participem de eventos interativos com celebridades online para fazer perguntas, aprender novas habilidades ou apenas relaxar. É basicamente um chat de vídeo, mas com seus criadores favoritos*. O site é o fundo.town, que mostra a vibe de comunidade que a Google busca por aqui.
![]() |
Os usuários podem comprar ingressos para eventos virtuais interativos e ao vivo, fonte: Android Police |
A Google está cobrando isso como um serviço feito especialmente para criadores de conteúdo, então há muitas maneiras de monetizar no Fundo, desde definir preços de ingressos para eventos até oferecer o Fundo Meet & Greets exclusivamente para fãs pagantes. E também existem diferentes maneiras de hospedar eventos, seja solo, com convidados ou com os próprios fãs. Os eventos podem ser agendados ou feitos com base nos horários solicitados pelos fãs.
![]() |
Você pode até hospedar workshops no Fundo com recursos de levantamento de mãos e agenda - cuidado, Google Meet, fonte: Android Police |
Na postagem do blog que anuncia a nova plataforma, o gerente geral do Fundo John Gregg diz que ela foi inspirada em parte por uma viagem a Vidcon em 2018. Ver o entusiasmo e a empolgação gerados pela comunidade de YouTubers fez a equipe pensar em maneiras de atrair criadores e fãs ainda mais juntos. (No bom sentido!)
A pandemia atual não foi o ímpeto para o projeto, mas é definitivamente parte do motivo para divulgá-lo agora. O Fundo está em teste há um tempinho, mas agora está lançando nos EUA e Canadá. Mais locais estão chegando, então os fãs estrangeiros não se sentirão excluídos da diversão - opa, eu fiz de novo.
fonte: Android Police via Google
* Seus criadores favoritos provavelmente não serão encontrados no Fundo!