quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Novidades no Chrome OS: Pontos de notificação do Android

A Google está trazendo os pontos de notificação do Android para os aplicativos nos  Chromebooks. Silencioso e fácil de ver à primeira vista!


fonte: Android Police

Vamos ser honestos: notificações push são irritantes e é uma droga. É extremamente irritante quando você recebe um spam de informações que não são relevantes para você. Por mais irritantes que sejam, as notificações são fundamentais para a usabilidade de um produto e necessárias para uma boa experiência do usuário (quando bem feitas). Para aumentar o envolvimento, os designers criaram emblemas de notificação, uma forma sutil de sugerir que algo está esperando dentro do aplicativo. A Google acabou adotando esse conceito com o Android Oreo usando pontos de notificação, e parece que a empresa quer trazê-los para os aplicativos nos Chromebooks também.

Identificado no mais recente canal Chrome OS Dev, a Google está trabalhando para trazer os pontos coloridos de notificação do Android para os aplicativos do Chromebook. Ao receber uma nova notificação, você verá um pequeno círculo colorido sobreposto aos ícones de aplicativos de prateleira e aplicativos de inicialização. Veja como vai ser:

Pontos de notificação no iniciador e prateleira, fonte: Android Police


Ao contrário das versões anteriores do Chrome OS, pode-se ver facilmente quais aplicativos têm notificações ativas no inicializador e na estante. Pontos de notificação colocados no canto superior direito dos ícones (e usando uma cor baseada nas cores de destaque do ícone do aplicativo) marcam várias mensagens não lidas do Gmail, Telegram e Discord na captura de tela acima. Se for muito perturbador,  podem ser desativados com a alternância rápida de configuração Não perturbe. Manter pressionado ou clicar com o botão direito do mouse nos ícones do aplicativo não revela o conteúdo das notificações, como no Android - isso é uma chatice, mas imagina-se que possa ser algo que a Google possa implementar no futuro.

Você pode estar se perguntando por que adicionar pequenos detalhes como pontos de notificação em ícones de aplicativos é importante para o Chrome OS. Os emblemas de notificação (e pontos) incentivam o envolvimento por impulso, tornando os aplicativos ativos. Um estudo da American Marketing Association explica que apenas a visão deles em aplicativos sociais pode desencadear lançamentos de dopamina por causa de prêmios sociais projetados para prender as pessoas (como votos positivos e comentários). Mesmo uma simples implementação de crachá de notificação impulsionou o crescimento do Duolingo em 6%. Ao contrário das notificações push, elas ajudam os usuários a se concentrarem em suas tarefas principais enquanto os lembram de que um aplicativo deseja sua atenção. 

Os pontos de notificação podem ser úteis? Talvez para classificar as notificações no fluxo de trabalho. A quantidade de spams de vários aplicativos é imensa e com os pontos de notificação, você poderá ver facilmente quais aplicativos têm notificações para que possa priorizar aqueles que se iniciam diretamente da estante, sem ter que procurar quais aplicativos que querem sua atenção.

Eu odeio notificações e fico contente pela Google trazer os pontos de notificação para os aplicativos no Chromebooks. É um pequeno recurso de qualidade de vida que ajuda muito a tornar os aplicativos ativos e dinâmicos e é a prova de que a Google está fazendo o possível para refinar a experiência do Chrome OS.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google