O Android 12 tem um toque duplo no gesto na parte traseira do Pixel 5, mas ainda não está ativo. Ele pode abrir a câmera, fazer uma captura de tela ou pausar a mídia.
fonte: Android Police |
A Google gosta de fazer alguns gestos físicos interessantes para seus dispositivos, como por exemplo, a função "apertar" que os Pixels mais antigos herdaram da HTC ou os breves gestos Soli no Pixel 4. Há outro que a empresa vem desenvolvendo há algum tempo, pelo menos no Pixel 5: tocar duas vezes na parte de trás do telefone para algumas ações usadas com frequência.
Esta ferramenta está presente no Pixel 5 desde o Android 12 DP1, mas a partir do DP2 ainda não está realmente disponível para uso. O menu de configurações é acessível, mas não funcional (ou pelo menos não ouvimos ninguém que o fez funcionar), embora possamos ver o que a Google pretende permitir que você use por padrão. Estão disponíveis ações do tipo botão de hardware padrão: abrir o Google Assistente, fazer uma captura de tela, reproduzir/pausar músicas ou vídeos, abrir a visualização de aplicativos recentes ou abrir a barra de notificação. Mais uma configuração granular permite especificar toques mais fortes, presumivelmente para evitar que seja ativado acidentalmente.
fonte: Android Police |
A Google costuma ajustar esse tipo de ferramenta nas compilações do Developer Preview, às vezes mantendo-as para o lançamento completo do Android no outono, às vezes deixando-as fora do mundo do software. No momento, as configurações estão aparecendo apenas no Pixel 5 e são codificadas para serem excluídas em outros na tela de configurações de Gestos existente. Mas não há nada em termos de hardware que o impeça de chegar a outros Pixels ou outros dispositivos Android em geral - detectar um pequeno solavanco que não interage com a tela sensível ao toque não é difícil.
Observe que esse gesto de tocar na parte trazeira é separado do toque de impressão digital para o gesto de notificações. Com o primeiro desativado, é impossível dizer se ele vai interferir em gestos semelhantes do Pixel, como tocar na tela para ligá-lo rapidamente.
Leia mais informações sobre o Android 12 a qualquer momento aqui no blog. Se você deseja instalar a visualização do desenvolvedor em seu próprio dispositivo, descubra como em nosso guia de download do Android 12.
fonte: Android Police