quarta-feira, 17 de março de 2021

Modo Expert está chegando ao aplicativo de câmera do Chrome OS

O aplicativo de câmera do Chrome OS está ganhando um Modo Expert (Especialista) com rastreamento facial, opções de taxa de bits e muito mais.   

fonte: Android Police

O aplicativo da câmera no Chrome OS permaneceu praticamente inalterado desde que a Google lançou os Chromebooks no mercado em 2011. Embora seja algo útil, seu desenvolvimento estagnado é óbvio pela falta de recursos úteis. Recebeu a gravação de vídeo há apenas três anos e recentemente obteve um scanner de código QR nativo. Embora tenha melhorado ao longo dos anos, sua implementação parece muito básica para ser especialmente prática. Isso pode mudar em breve, pois a Google está trabalhando para fornecer controles avançados para o aplicativo de câmera no Chrome OS.

Robby Payne, da ChromeUnboxed, descobriu recentemente o "Modo Expert" no Chromium Gerrit. Parece adicionar um controle manual mais profundo e outras melhorias de qualidade de vida. Embora ainda não haja um sinalizador do Chrome, o AP o ativou no canal Canary mais recente - com algum esforço. Uma vez ativado, uma sobreposição de metadados e um novo menu do Modo especialista serão exibidos no aplicativo de câmera do Chrome OS. Aqui está uma análise aprofundada das melhorias fotográficas que chegarão aos Chromebooks em breve.

Panorâmica, inclinação e zoom

Várias câmeras da web são capazes de panorâmica, inclinação e zoom (pan, tilt e zoom ou PTZ) - úteis para videoconferências e varreduras de sala. A Google trouxe suporte nativo para o PTZ ao Chrome 87 para que a câmera possa apontar para os participantes em uma chamada. Embora seja muito menos prático fora de uma chamada em conferência, o PTZ pode oferecer opções de criatividade no aplicativo da câmera.

Controles de panorâmica, inclinação e zoom (PTZ), fonte:Android Police


Lembre-se: a câmera interna de um Chromebook não pode usar PTZ devido a limitações de espaço. Alternar a caixa de seleção "mostrar panorâmica, inclinação, zoom" em um Pixel Slate não terá efeito, mas podemos expor sua interface com alguns ajustes. Dentro de um dos arquivos Javascript no código do aplicativo da câmera, há algumas linhas para ocultar o PTZ com hardware não suportado. Podemos escrever algumas linhas de código CSS para revertê-lo, que vai mostrar três controles deslizantes para controlar os movimentos de sua câmera.

Detecção de rosto

A detecção de rosto é um elemento chave na fotografia digital que ajuda a manter as pessoas focadas. Com o Modo Expert, a câmera do Chrome OS detecta e conta o número de rostos mostrados em seu visor.

Detecção de rosto, fonte: Android Police 

Os Chromebooks reconhecem o Unsplash Portrait e o rosto em um instante. Usando sua câmera, o aplicativo bloqueia um quadrado laranja de foco automático em nós enquanto adiciona "2 Faces" na área Stat. Como está, o aplicativo conta apenas os rostos no visor, mas pode ajudar a câmera a ajustar o foco. Idealmente, ele também poderia abrir a porta para uma série de filtros de rosto malucos no aplicativo.

Parâmetros de vídeo personalizados

Não é nenhum segredo que a gravação de vídeos ocupa uma quantidade dolorosa de espaço no armazenamento de um dispositivo. Para ajudar a reduzir o tamanho do vídeo, a Google está testando perfis de vídeo h.264 e opções de taxa de bits no aplicativo da câmera. No entanto, você não pode ajustar o nível de codificação em hardware limitado.

Perfis de vídeo e taxa de bits ajudam a reduzir o tamanho da gravação, fonte: Android Police

Você tem três perfis de vídeo h.264 para escolher na visualização dos metadados: linha de base, principal e alta. Os vídeos codificados com o Baseline usam uma taxa de compactação baixa e podem ser reproduzidos em hardware e telefones fracos. Main é o superconjunto da linha de base, oferecendo melhores algoritmos de previsão de quadros e compactação. Alta oferece a maior compactação de vídeo ao custo de menor compatibilidade do dispositivo. Você também pode ajustar a taxa de bits do vídeo para reduzir o tamanho do arquivo, mas diminuirá a qualidade do vídeo.

O Modo Expert pode não ser o recurso mais inovador, mas pode adicionar algumas melhorias notáveis ​​para quem gosta de brincar no aplicativo da câmera. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas mostra que a Google está finalmente trabalhando para desenvolver mais funcionalidades no aplicativo de câmera. Estaremos atentos às mudanças em seu desenvolvimento e o atualizaremos quando ouvirmos mais.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google