quinta-feira, 18 de março de 2021

Novidades no Android 12 DP2: Novo recurso 'deslizar para notificações'

O Android 12 DP2 estreia o recurso "deslizar para notificações", que anteriormente estava oculto. Mas possui alguns bugs e conflitos com o novo modo de uma mão.    

fonte: Android Police

Outro recurso oculto previamente detectado em desenvolvimento para o Android 12 surgiu no DP2, embora possa não estar disponível ou funcionar para todos. Ele também entra em conflito com o novo modo de uma mão, mas há uma nova opção no Android 12 DP2 para permitir que um deslize para baixo na área de gestos para puxar para baixo a aba de notificação.

Mais uma vez, os detalhes sobre esse recurso variam, talvez até de dispositivo para dispositivo, e a configuração que o controla parece um pouco problemática. Claro, DP2 é um Developer Preview, que ainda está muito próximo de um alfa, então irregularidades como essas são esperadas.

fonte: Android Police

Em alguns dispositivos com Android 12 DP2, como o Pixel 5, há uma nova seção "deslizar para notificações" em Configurações -> Sistema -> Gestos. Nele há um novo botão de alternância que controla a configuração autointitulada. Por enquanto, a nova configuração tem o que parece ser uma animação de espaço reservado que ilustra um toque do sensor de impressão digital traseiro da configuração semelhante "deslizar impressão digital para notificações", mas o texto para alternar ilumina a funcionalidade esperada: "Deslize para baixo na parte inferior borda da tela para mostrar suas notificações."

É aqui que as coisas começam a ficar inconsistentes: essa nova configuração não está aparecendo para todos. Ele está lá, funcionando e totalmente interativo para um do AP rodando DP2 em um Pixel 5. Para outro, que tem um Pixel 4a 5G, o recurso funciona, e pode-se ver onde os controles ficam nas configurações, mas não consigue realmente abri-lo para acessar o botão de alternância e tocar nele não fará nada. E para outro em um Pixel 4, a opção não existe.

Mas olha o recurso funcionando:

Um deslize para acessar as notificações de qualquer tela., fonte: Android Police

O recurso é semelhante ao recurso exclusivo do Pixel lançado em 2019, permitindo que você deslize para baixo no iniciador em qualquer lugar para puxar para baixo a aba de notificação - um recurso provavelmente escolhido a dedo de muitos iniciadores de terceiros. Mas, esse recurso funciona em qualquer lugar, não apenas no inicializador. E embora nossos exemplos mostrem que ele funciona com navegação por gestos (objetivamente o método superior), ele também funciona com o modo de navegação de três botões legado.

A última coisa que devemos destacar é que esse recurso interfere explicitamente com o novo modo de uma mão que também estreou com DP2. Não dá para ativar e funcionar simultaneamente, pois os dois requerem o mesmo gesto para serem acionados. É até possível que essa sobreposição de bugs seja a responsável por algumas das inconsistências observadas anteriormente.

Este novo recurso de deslizar para notificações foi visto originalmente em desenvolvimento com o DP1, e parece que está mais perto de estar disponível com o DP2. Não sabemos se as inconsistências observadas são bugs - anedoticamente, o DP2 é um pouco mais problemático para nós do que o DP1 - ou se certos dispositivos não receberão o recurso quando for lançado. Parece um pouco estranho que a Google esteja jogando com dois recursos diferentes que usam exatamente o mesmo gesto para funcionar, mas ainda estamos a meses do lançamento do Android 12. Tudo isso pode estar sujeito a alterações e cortes de recursos durante as visualizações são comuns.

Leia mais informações sobre o Android 12 a qualquer momento aqui no blog. Se você deseja instalar a visualização do desenvolvedor em seu próprio dispositivo, descubra como em nosso guia de download do Android 12.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google