segunda-feira, 15 de março de 2021

Chrome 90 Beta traz um copiar e colar aprimorado, melhorias na RA e muito mais

O Chrome 90 Beta tem como objetivo tornar o copiar e colar muito menos frustrante na web, e também temos melhorias significativas de RA.  

fonte: Android Police

A Google acabou de lançar o Chrome 90 para o canal beta. Não há muitas mudanças na interface do usuário ou novos recursos para nós, pessoas normais, na superfície, mas por trás do capô, a Google vem trabalhando em uma série de melhorias queo usuário certamente notará assim que o beta mais recente ficar estável, como por exemplo, melhorias para a açao de copiar e colar, melhores modelos de RA e suporte para um novo codec que usa menos largura de banda durante as videoconferências.

Copiar e colar aprimorado

Todos sabem como arrastar e soltar imagens do gerenciador de arquivos para um site, como quando deseja anexar uma imagem ou PDF a um e-mail? O Chrome está trabalhando para trazer essa mesma funcionalidade para sua área de transferência. Quando se clica em copiar (ou Ctrl + c) em um arquivo em seu gerenciador de arquivos, geralmente não é possível simplesmente clicar em colar (ou Ctrl + v) em um site para mover esse arquivo para um site no Chrome. Isso ocorre porque o site não tem acesso ao caminho, que é o que basicamente foi copiado. Mas o Chrome quer mudar isso e está trabalhando para permitir que aplicativos da web leiam e acessem esse caminho específico em sua área de transferência (apenas depois de enviar o comando colar, é claro). Essencialmente, isso permitiria adicionar arquivos a um site da Web sem ter que depender de arrastar e soltar ou daqueles diálogos de seleção de arquivos incômodos. Um recurso semelhante já está disponível no Safari, embora, é claro, o Gmail não suporte sua implementação em particular.

fonte: Android Police

Como o recurso ainda está oculto por trás de um sinalizador (chrome://flags/#clipboard-filenames), provavelmente levará algum tempo até que os primeiros aplicativos da web o implementem.

Modelos de RA mais bonitos e precisos

A esfera reage dinamicamente à iluminação. Você pode experimentá-lo no Chrome Beta 90 aqui,fonte: Android Police 


Depois do fracasso com a RV, a Google está investindo mais na RA, e os desenvolvedores do Chrome estão trabalhando para fazer a Realidade Aumentada parecer ainda melhor na web. Eles estão testando uma API que alcançaria algo semelhante ao HDR ambiental da ARCore, criando sombras e efeitos de iluminação realistas em modelos de RA renderizados por aplicativos da web. Além disso, a Google está trabalhando em uma API de profundidade para permitir que aplicativos acessem informações detalhadas sobre o ambiente, fechando ainda mais a lacuna entre os aplicativos locais e a web. Juntos, esses novos recursos podem fazer com que modelos como os renderizados na Pesquisa Google pareçam muito mais realistas.

Melhores leituras de gravidade para aplicativos da web

Na mesma linha, a Google está procurando tornar mais fácil para os desenvolvedores acessarem os dados do sensor de gravidade. Atualmente, os desenvolvedores da web precisam depender de leituras derivadas manualmente do sensor do acelerador para adivinhar a gravidade, mas isso pode ser impreciso dependendo da precisão do sensor. A nova API GravitySensor permitiria aos desenvolvedores extrair esses dados diretamente. Isso pode tornar alguns jogos ou aplicativos da web baseados em movimento mais precisos. O recurso está escondido atrás de um sinalizador no Chrome 90, então vai demorar um pouco até que fique estável, sem falar até que seja amplamente utilizado.

Menos requisitos de largura de banda para videoconferência

Na era do Zoom, do Google Meet e do Microsoft Teams, a Google está procurando tornar a videoconferência menos onerosa para a conexão com a Internet e o hardware. O Chrome 90 para desktops está obtendo suporte para o codificador AV1, otimizado para videoconferência usando WebRTC. Assim que os serviços começarem a usar o codec, isso ajudará a melhorar a eficiência da compressão, permitindo menos uso de largura de banda e melhor qualidade visual. AV1 deve funcionar até mesmo em conexões com velocidades tão baixas quanto 30 kbps.

Mais recursos

A equipe do Chrome também está trabalhando em alguns recursos menos significativos:

  • A Google está experimentando uma API da Web de atributos de dispositivo que permite que aplicativos da Web solicitem informações do dispositivo, como o número de série e a localização. Isso ajuda a criar ambientes mais seguros para empresas que trabalham com máquinas remotas. O recurso está atualmente oculto atrás de um sinalizador.
  • Sabem daqueles conteúdos irritantes surgem em sites quando as imagens carregam e movem o texto? A equipe do Chromium já fez muitas coisas para eliminar esse comportamento, e a medida mais recente ajusta automaticamente um contêiner de classe <picture> para o tamanho da imagem incorporada, mesmo antes de ser carregada. A Google há muito implementou medidas semelhantes para outros métodos mais amplamente usados ​​para adicionar imagens a sites, então provavelmente você já se beneficiou das medidas da empresa.

A Google está almejando um ciclo de lançamento do Chrome ainda mais rápido daqui para frente, mas agora, ainda teremos que esperar cerca de seis semanas até que o Chrome 90 esteja estável. Até então, quem quiser pode conferir os poucos novos recursos do Chrome Beta no APK Mirror.

fonte: Android Police via Chromium Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google