O Android 11 está sendo lançado para os Chromebooks no canal Beta. Nessa nova versão, ostenta um tema escuro, melhor dimensionamento da tela e muito mais.
fonte: Android Police |
Já se passaram dois anos desde que o sistema Android em Chromebooks recebeu uma grande atualização. Embora o Android 9 Pie tenha introduzido uma série de melhorias, as dores do crescimento (como o dimensionamento do aplicativo) continuaram a tornar a experiência bastante frustrante. Desde então, a Google vem trabalhando arduamente para corrigir seus problemas e retrabalhar o sistema Android com seu ARCVM. A espera pode finalmente ter acabado, já que uma nova versão do Android 11 com tecnologia ARCVM está lentamente sendo lançada para o Chrome OS Beta.
Os testadores do AP tiveram a chance de experimentar a versão atualizada do Android 11 em um HP Chromebook x360 14c e um Acer Chromebook 713. Não há nenhuma regressão de desempenho perceptível ou melhorias com a nova versão do Android. A maioria das diferenças está subjacente, mas existem alguns recursos importantes voltados para o usuário que você deve conhecer.
Tema escuro
O modo escuro tem sido uma solicitação de recurso popular entre os usuários do Android e Chrome OS há muito tempo. Embora haja muitos benefícios de usabilidade para um tema claro, o modo escuro ajuda a reduzir o cansaço visual ao visualizar uma tela por períodos prolongados à noite. Com o Chrome OS 89, há um novo alternador de modo escuro nas configurações do desenvolvedor que finalmente escurece as luzes para alguns aplicativos Android.
Tema escuro do Android 11 no Chrome OS, fonte: Android Police |
Podemos ver imediatamente a diferença com um tema escuro aplicado. Os aplicativos Android assumem uma cor de fundo elegante, quase preta, que se encaixa perfeitamente com o resto da interface do Chrome OS. O menu de configurações do Android parece o mais polido, ostentando uma barra de título escura e uma cor de realce azul-petróleo brilhante. As notificações também usam um tema escuro, exceto aquelas com uma ação rápida associada. O Chrome OS não aplica um tema escuro aos aplicativos Android de forma consistente, portanto, ainda há algum trabalho a ser feito.
Melhor escalonamento de aplicativos
Não é segredo que o escalonamento de aplicativos Android é o calcanhar de Aquiles de sua implementação no Chrome OS. O escalonamento de DPI tem sido um tópico controverso na comunidade Chromebook, especialmente após a remoção de suas configurações no Chrome OS 67. A Google tentou consertá-lo com escalonamento uniforme no Chrome OS 86 e 87, mas isso foi retirado por causa de um bug incapacitante. Agora, a Google está tentando novamente com o Android 11 - com mais sucesso desta vez, pelo que parece.
O escalonamento uniforme está de volta no Android 11, fonte: Android Police |
A história não mudou desde a última vez que cobrimos o dimensionamento uniforme em aplicativos Android em outubro do ano passado. O layout geral, a fonte e a interface são todos maiores, tornando-os mais legíveis e menos frustrantes de usar. Você também pode ajustar a escala de exibição nas opções do desenvolvedor de acordo com sua preferência. O Squid and Concepts foi testado com o aplicativo de escalonamento uniforme atualizado e não foi encontrado nenhum problema.
Levará algum tempo até que o Android 11 chegue ao seu dispositivo, mas no geral, estamos felizes por ele resolver alguns de seus problemas de usabilidade no Chrome OS. Até agora, apenas Chromebooks baseados na placa de base 'Hatch' estão recebendo a nova atualização do Android agora, então pode levar algum tempo para que ela chegue ao seu dispositivo. Estaremos atentos às mudanças em seu desenvolvimento e o atualizaremos quando ouvirmos mais. Anteriormente, presumimos que a Google ignoraria o Android 11 para o Android 12 em Chromebooks. Houve algumas mudanças no código, sugerindo que a empresa já estava trabalhando para adicionar o Android 12 ao Chrome OS, mas parece que esses foram apenas alguns testes iniciais.
fonte: Android Police