segunda-feira, 22 de março de 2021

O recurso Live Caption chegará em breve aos Chromebooks

O recurso Live Caption do Android, poderoso recurso de acessibilidade, chegará em breve aos Chromebooks!    

fonte: Android Police

Live Caption ou Legenda ao Vivo foi um dos recursos de destaque do Android 10 quando a Google o revelou no Google I/O 2019. Sua capacidade de gerar legendas em tempo real precisas, independentemente da fonte de áudio, continua a nos surpreender - e também funciona off-line. Os dispositivos Pixel da Google foram os primeiros a obtê-lo, seguido pela expansão para outros smartphones Android. A Google anunciou que o Live Caption está disponível para todos que usam o Chrome e, com algumas pesquisas no Chromium Gerrit, parece que os Chromebooks não terão que esperar muito mais para obtê-lo.

Sabíamos que o Live Caption estava chegando aos Chromebooks desde que apareceu pela primeira vez nos sinalizadores do Chrome. Acompanhamos seu progresso desde fevereiro do ano passado e ficamos de olho no Chromium Gerrit. Apesar do lançamento do Live Caption no Chrome, a Google planeja vinculá-lo ao Chrome OS ainda mais fortemente. Recentemente, identificamos uma chave que permite isso em todo o sistema no Chrome OS Canary.

Live Caption de todo o sistema no Chromium Gerrit, fonte: Android Police

De acordo com o commit, a Google está separando o Live Caption do navegador no Chrome OS. Em vez disso, ele planeja adicionar seus arquivos e o SODA (API de fala no dispositivo) dentro do sistema de arquivos. O modelo leve processa a linguagem em tempo real e gera legendas offline. Com algum esforço, o pessoal do AP ativou o Live Caption experimental em todo o sistema em seus Chromebooks.

Múltiplos idiomas

A Google vem trabalhando nos bastidores para adicionar mais idiomas no Live Caption. Atualmente está limitado ao inglês, mas isso pode mudar em breve em uma atualização futura. Podemos ver um vislumbre do trabalho da Google olhando dentro do Live Caption na página de acessibilidade de configurações do sistema operacional.

Uma lista de idiomas para escolher nas configurações de legendas ativas, fonte: Android Police

Há uma breve explicação sobre o Live Caption e como ele adicionará legendas para mídia no Chrome. Você pode escolher seis idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol. Ao selecionar um idioma, seu Chromebook fará o download dos arquivos de fala do idioma em segundos. Embora mostre que baixou os arquivos, o Chrome OS ainda não adiciona legendas a vídeos estrangeiros no YouTube. 

Usando legendas ao vivo em Chromebooks

O Live Caption em Chromebooks executa e funciona quase da mesma forma que sua contraparte do Chrome na área de trabalho. Ao transcrever, ele adiciona uma caixa na parte inferior da tela e insere palavras que pegou do áudio. A principal diferença entre as duas plataformas é a maneira como você ativa a alternância de recursos: em vez de colocar a alternância nos controles de mídia, o Chrome OS o integra com o controle deslizante de volume.

Alternar Live Caption no Chrome OS, fonte: Android Police

Como o Android, o Chrome OS coloca a legenda ativa ao lado do controle deslizante de volume para acesso rápido. Você pode tocar ou clicar no botão para ativar ou desativar o recurso. Embora seja bom que o Live Caption seja mais acessível aos usuários, sria bom se a Google também o disponibilizasse nas configurações rápidas da estante.

Provavelmente levará várias semanas até que o Live Caption esteja oficialmente disponível para uso no Chrome OS, mas estamos ansiosos por isso, pois é ótimo ver um dos melhores recursos inovadores do Android tornar-se um dos mais novos do ano passado plataformas adotadas. Vamos ficar atentos às mudanças em seu desenvolvimento e atualizá-lo sobre o que encontrarmos.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google