sexta-feira, 19 de março de 2021

Novidades na Play Store: Instalações de aplicativos máis rápida

A Google vai tentar fazer com que as instalações de aplicativos pareçam mais rápidas no Android. Informações de uso de crowdsourcing* para melhorar os downloads de aplicativos e horários de abertura.   

*crowdsourcing: a prática de obter informações ou contribuições para uma tarefa ou projeto ao contratar os serviços de um grande número de pessoas, remuneradas ou não, normalmente pela Internet.

fonte: Android Police

Parece que os aplicativos estão sempre crescendo em tamanho, sobrecarregando os recursos do seu dispositivo e do seu plano de dados. A Google tentou combater isso com App Bundles, um sistema que permite que os desenvolvedores criem várias versões de seus aplicativos para diferentes configurações de dispositivo - a Play Store, em seguida, baixa o APK apropriado para o dispositivo do usuário. Agora, a Google quer dar um passo adiante com a "Otimização da instalação de aplicativos", que estudará qual parte de um aplicativo é usada quando ele é aberto inicialmente e usa esses dados para melhorar o processo de atualização e inicialização do aplicativo.

A otimização da instalação de aplicativos ainda não está disponível na Play Store, mas o 9to5Google identificou um documento de suporte para o recurso que já está ativo. Quando você abre um aplicativo pela primeira vez, a Google monitora quais partes do aplicativo você usa e quais não. Ao baixar o Instagram pela primeira vez, por exemplo, você pode passar os primeiros dez minutos configurando seu perfil e encontrando amigos. Se esse for o caso para um número significativo de usuários, a Play Store fará o download dessa parte do aplicativo primeiro, deixando as ferramentas de postagem ou o visualizador de histórias desinstalados até que você tente usá-los ou sua conexão fique mais forte.

Esses dados também podem ser usados ​​para melhorar o gerenciamento de recursos em seu dispositivo. Em vez de abrir o aplicativo inteiro na RAM, o dispositivo pode carregar as peças que você mais usa, reduzindo a carga do processador e a quantidade de RAM necessária.

Isso é feito em conformidade com a política de privacidade existente da Google, portanto, nenhuma de suas informações pessoais será usada e não será analisado nada fora do aplicativo em questão. Ele também não coletará informações sobre o que foi baixado ou carregado no aplicativo, portanto, as postagens que você visualizar ou criar nas redes sociais não serão enviadas de volta para análise.

Quando a otimização da instalação do aplicativo estiver disponível, a Google permitirá que você desative o processo. Para fazer isso, abra a página de configurações da Play Store e desative o recurso. Isso apenas desabilitará a análise de seu uso, então você ainda se beneficiará dos tempos de carregamento mais rápidos que resultam do processamento dos dados de todos os outros. O 9to5 menciona que a versão 25.5.13 da Play Store inclui referências ao recurso, portanto, podemos vê-lo disponível em breve.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google