sexta-feira, 26 de março de 2021

Novo spyware no Android finge ser uma atualização do sistema para o seu smartphone

Novo spyware no Android finge ser uma atualização do sistema para o seu smartphone, mas você provavelmente não precisa se preocupar.  

fonte: Android Police

Os patches mensais da Google ajudam a manter o Android protegido de ataques maliciosos (supondo que o fabricante do seu dispositivo esteja disposto a enviar atualizações no prazo). Contanto que você tenha cuidado ao baixar aplicativos de fora da Play Store, manter seu dispositivo seguro é muito fácil hoje em dia, mesmo quando novos invasores tentam distribuir vírus perigosos. Esta semana, pesquisadores de segurança móvel descobriram um spyware que finge ser uma atualização do sistema, apenas para assumir o controle total do smartphone após a instalação.

O malware, encontrado pela primeira vez pela empresa de segurança Zimperium, é surpreendentemente sofisticado. Depois de ser instalado por meio de um aplicativo empacotado fora da Play Store, ele se mascara usando a mesma notificação de uma atualização verificada do Google. Uma vez ativo, nada está protegido ao seu toque: este spyware pode visualizar e fazer upload de mensagens, contatos, histórico de pesquisa e favoritos. Ele pode rastrear locais, capturar fotos usando a câmera, gravar chamadas telefônicas e áudio externo e até roubar conteúdo copiado de sua área de transferência.

fonte: Android Police

É importante observar que o aplicativo que incluía esse spyware nunca estava disponível na Play Store, portanto, a maioria dos usuários do Android não precisa se preocupar em perder o controle de seus smartphones. Também é provável que tenha sido um ataque direcionado, considerando o quão minuciosamente o malware verifica um dispositivo. Ainda assim, é um lembrete tão bom quanto qualquer outro para manter seu telefone atualizado com patches de segurança verificados da Google e apenas baixar APKs externos naqueles que você confia - como, por exemplo, o APK Mirror.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google