quinta-feira, 22 de abril de 2021

Novidades no Android DP3: Novo atalho para o menu de acessibilidade

O menu de acessibilidade do Android 12 está recebendo um novo atalho útil, acabando com o gesto de deslizar dois dedos.   

fonte: Android Police

A última prévia do desenvolvedor do Android 12 antes do lançamento do beta foi anunciado ontem, e vem com alguns ajustes significativos de design e usabilidade. Pessoas que dependem das opções de acessibilidade do sistema operacional também estão prestes a fazer algumas mudanças. A Google removeu o antigo atalho de menu de acessibilidade de deslizar com dois dedos em favor de um botão flutuante simples.

Nas versões anteriores do Android, você podia ativar o menu de acessibilidade deslizando dois dedos da parte inferior da tela para cima. O Developer Preview 3 remove essa opção completamente em favor de um botão de acessibilidade. Assim como as notificações em bolha, você pode mover o botão para qualquer lugar que desejar, à esquerda ou à direita da tela. Parece que a navegação por gestos está desativada onde quer que você a coloque, portanto, não interferirá no gesto de volta. Se você não gosta de ter o botão na sua cara o tempo todo, pode optar por torná-lo quase totalmente transparente quando não estiver interagindo com ele.

Esquerda:Visualização do desenvolvedor 2. À direita: Visualização do desenvolvedor 3, fonte: Android Police

Embora possa ser mais simples interagir com um botão quando você precisa contar com serviços de acessibilidade, a remoção do gesto discreto ainda é uma chatice, pois você sempre terá um ponto visível na tela. Pelo menos você ainda pode selecionar a opção "Pressione e segure as duas teclas de volume", que pode ser a solução mais elegante se você só precisar acessar os serviços de acessibilidade de vez em quando.

fonte: Android Police

Leia mais informações sobre o Android 12 a qualquer momento aqui no blog. Se você deseja instalar a visualização do desenvolvedor em seu próprio dispositivo, descubra como em nosso guia de download do Android 12.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google