segunda-feira, 5 de abril de 2021

Novidades no Android 12: Pesquisa universal de dispositivos de iniciadores de terceiros

O Android 12 pode permitir a pesquisa universal de dispositivos de iniciadores de terceiros. A ferramenta AppSearchManager pode permitir pesquisas profundas no estilo do desktop.   

fonte: Android Police

A pesquisa sempre foi um componente central do Android - afinal das contas, o sistema operacional é feito pela Google. Mas um dos truques mais legais do sistema foi reservado para o próprio iniciador e widget da Google: a capacidade de pesquisar seus próprios aplicativos e resultados de pesquisa na web ao mesmo tempo. Essa capacidade pode chegar a todos os iniciadores e aplicativos em um futuro próximo, de acordo com a documentação do desenvolvedor para Android 12.

Para ser mais específico, estamos falando sobre o comportamento que você vê ao pesquisar no widget da Google, seja no Pixel Launcher ou usando qualquer outro launcher com o widget colocado em sua tela. Essa pesquisa acessa os dados da pesquisa na web da Google e a lista de aplicativos instalados em seu dispositivo. Os iniciadores de terceiros não podem fazer isso em sua própria lista de aplicativos. Por exemplo, a pesquisa de gaveta do Nova Launcher tem links para pesquisar uma consulta no Google ou na Play Store, mas não pode preencher a lista com nada, exceto entradas de seus próprios aplicativos instalados. É possível expandir isso com ferramentas de terceiros como o Sesame Search, mas no momento está longe de ser uma experiência tranquila.

Pesquisa atual no aplicativo do Nova Launcher, limitada a uma lista de aplicativos instalados no dispositivo, sem integração com a web, fonte: Android Police


A atualização foi detectada pelos desenvolvedores do Niagara Launcher e postada no Twitter. A entrada da API "AppSearchManager", de acordo com sua documentação, permite que qualquer aplicativo ative o índice AppSearch centralizado, possivelmente incluindo ações dentro do aplicativo. Por exemplo, pesquisar em um Documento Google ou encontrar uma foto local específica indexada em um aplicativo de galeria. Essa é uma funcionalidade que reflete ferramentas de pesquisa local mais poderosas, como vistas no Windows e MacOS, e até mesmo a função de pesquisa padrão integrada na tela inicial do iOS.

A ferramenta de pesquisa Scout no OxygenOS do OnePlus, fonte: Android Police 

O OnePlus já construiu uma implementação personalizada de pesquisa semelhante a esta, e é um dos recursos que esperávamos que chegasse ao Android básico. Não vimos essa ferramenta AppSearchManager mais extensa implementada ainda no Android 12 Developer Preview.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google