O Android 12 pode permitir a pesquisa universal de dispositivos de iniciadores de terceiros. A ferramenta AppSearchManager pode permitir pesquisas profundas no estilo do desktop.
fonte: Android Police |
A pesquisa sempre foi um componente central do Android - afinal das contas, o sistema operacional é feito pela Google. Mas um dos truques mais legais do sistema foi reservado para o próprio iniciador e widget da Google: a capacidade de pesquisar seus próprios aplicativos e resultados de pesquisa na web ao mesmo tempo. Essa capacidade pode chegar a todos os iniciadores e aplicativos em um futuro próximo, de acordo com a documentação do desenvolvedor para Android 12.
Para ser mais específico, estamos falando sobre o comportamento que você vê ao pesquisar no widget da Google, seja no Pixel Launcher ou usando qualquer outro launcher com o widget colocado em sua tela. Essa pesquisa acessa os dados da pesquisa na web da Google e a lista de aplicativos instalados em seu dispositivo. Os iniciadores de terceiros não podem fazer isso em sua própria lista de aplicativos. Por exemplo, a pesquisa de gaveta do Nova Launcher tem links para pesquisar uma consulta no Google ou na Play Store, mas não pode preencher a lista com nada, exceto entradas de seus próprios aplicativos instalados. É possível expandir isso com ferramentas de terceiros como o Sesame Search, mas no momento está longe de ser uma experiência tranquila.
Pesquisa atual no aplicativo do Nova Launcher, limitada a uma lista de aplicativos instalados no dispositivo, sem integração com a web, fonte: Android Police |
A ferramenta de pesquisa Scout no OxygenOS do OnePlus, fonte: Android Police |
O OnePlus já construiu uma implementação personalizada de pesquisa semelhante a esta, e é um dos recursos que esperávamos que chegasse ao Android básico. Não vimos essa ferramenta AppSearchManager mais extensa implementada ainda no Android 12 Developer Preview.
fonte: Android Police