quinta-feira, 15 de abril de 2021

Gerenciadores de arquivos no Android podem não funcionar com o novo 'Scoped Storage'

 A grande eliminação do 'Scpope Storage' da Play Store está muito próxima, colocando os gerenciadores de arquivos em risco. A Google abriu aplicativos para acesso total ao armazenamento no Android 11+ e a permissão não é garantida.    

fonte: Android Police

A Google reduziu drasticamente quais diretórios os aplicativos podem acessar nos  smartphones no Android 11 como parte de seu novo "Scoped Storage (Armazenamento com escopo)", que é uma mudança para melhor em relação à privacidade. No entanto, o novo sistema é problemático para alguns aplicativos avançados, como gerenciadores de arquivos. Quando visam a versão mais recente do Android, eles não podem acessar todo o armazenamento interno do seu dispositivo, tornando-os inúteis para a finalidade para a qual foram criados. Para evitar toneladas de aplicativos corrompidos, a Google começou a enviar e-mails aos desenvolvedores com aplicativos que exigem acesso ao armazenamento do dispositivo, dizendo-lhes que em breve poderão solicitar acesso a todos os arquivos por meio de uma nova permissão.

Os e-mails foram identificados pela primeira vez pelo XDA. A permissão em questão é chamada de acesso a todos os arquivos ou MANAGE_EXTERNAL_STORAGE e foi introduzida quando o Android 11 foi lançado pela primeira vez, mas a Google impediu que desenvolvedores terceirizados o usassem no início. A empresa queria primeiro configurar um processo para evitar que os desenvolvedores abusassem da permissão. Os e-mails para os desenvolvedores e uma nova página de suporte mostram que a Google está finalmente abrindo um processo de inscrição para isso, permitindo que os desenvolvedores solicitem isenção com base no objetivo principal de seus aplicativos. Os aplicativos qualificados incluem gerenciadores de arquivos, aplicativos de backup e restauração, serviços antivírus, aplicativos de gerenciamento de documentos, pesquisa no dispositivo, criptografia e serviços de transferência de telefone.

Atualmente, esses aplicativos só podem contornar as novas limitações visando o Android 10, não o Android 11. Mas isso só será uma opção viável até 5 de maio, quando todos esses aplicativos terão que ter como alvo o Android 11 - conforme explicitado no e-mail que a Google está enviando. Anteriormente, presumimos que a Google definiria um prazo de novembro, mas parece que a empresa decidiu mudar a data para maio por motivos desconhecidos. Com este curto aviso, muitos desenvolvedores estarão lutando para atender às alterações de código necessárias e arquivar a declaração.

A empresa está sob muita pressão para acertar seu processo de permissão desta vez, já que bagunçou esse tipo de isenção no passado. Isso quebrou muitos aplicativos legítimos com uma mudança de política semelhante em torno de SMS e permissões de chamada em 2018. No entanto, com o curto aviso de maio para as isenções do 'Scoped Storage', o Google parece estar no caminho certo para repetir alguns desses erros.

Pelo menos uma coisa é certa: a nova decisão iminente irá eliminar muitos malfeitores que usam a permissão para espionar você ou para obter seus dados, já que aFs Google precisa selecionar quais aplicativos receberão a isenção e quais não.

Aqui está o e-mail que os desenvolvedores estão recebendo na íntegra, conforme encontrado no Reddit:

A partir de 5 de maio, você deve nos informar por que seu aplicativo requer amplo acesso ao armazenamento

Detectamos que seu aplicativo contém o requestLegacyExternalStorageflag no arquivo de manifesto de um ou mais pacotes de aplicativos ou APKs.

Os desenvolvedores com aplicativos em dispositivos que executam o Android 11+ devem usar o 'Scoped Storage' para fornecer aos usuários melhor controle de acesso sobre o armazenamento do dispositivo. Para lançar seu aplicativo no Android 11 ou mais recente após 5 de maio, você deve:

Atualizar seu aplicativo para usar práticas recomendadas mais favoráveis ​​à privacidade, como o Storage Access Framework ou Media Store API

Atualizar seu app para declarar a permissão de acesso a todos os arquivos (MANAGE_EXTERNAL_STORAGE) no arquivo de manifesto e preencha a declaração de permissão de acesso a todos os arquivos no Play Console a partir de 5 de maio

Remover a permissão de acesso a todos os arquivos de seu aplicativo inteiramente

Para aplicativos direcionados ao Android 11, o requestLegacyExternalStorageflag será ignorado. Você deve usar a permissão de acesso a todos os arquivos para manter o amplo acesso.

Os aplicativos que solicitam acesso à permissão de acesso a todos os arquivos sem um uso permitido serão removidos do Google Play e você não poderá publicar atualizações.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Linkem me:

Related Posts with Thumbnails
Google