domingo, 4 de abril de 2021

Como dividir nomes completos em nome e sobrenome com as Planilhas Google

Aprenda nesta postagem como dividir nomes completos em nome e sobrenome com as Planilhas Google, sem nenhuma programação sofisticada!


fonte: The Next Web

Às vezes você tem que trabalhar com o que você tem - e isso não se aplica apenas à inteligência e habilidades que você recebeu da natureza ou da criação. Também pode se aplicar ao que tem sido referido como o novo petróleo: dados. É o que corre nas veias da nova economia, substituindo o industrial pelo digital.

E assim como o petróleo bruto deve ser processado para se tornar um produto utilizável, os dados brutos precisam ser limpos ou transformados - seja para torná-los legíveis para os usuários ou apenas para enviá-los para o próximo estágio de processamento de dados.

Então, vamos ampliar um tipo comum de dados, nomes completos, e como podemos separá-los em nomes e sobrenomes. E vamos fazer isso sem usar nenhuma ferramenta de programação sofisticada, apenas algumas fórmulas simples das boas e velhas planilhas.

Uma solução frequentemente fornecida

Normalmente, os nomes completos consistem em duas partes: um nome e um sobrenome.

Portanto, a solução simples para a qual a maioria das pessoas recorrem é encontrar o espaço no nome completo e, em seguida, dividir o nome completo por esse caractere ... mas isso realmente não funciona. Alguns nomes completos podem conter vários espaços - portanto, essa solução comumente fornecida (olhando para você na Internet) não leva nomes mais longos em consideração. Portanto, não é bom o suficiente.

Uma solução melhor

Então, como podemos fazer isso de uma maneira melhor, acomodando todos os tamanhos de nomes completos? Em primeiro lugar, temos que decidir o que consideramos a parte do nome e a parte do sobrenome. Para fins de automação/tamanho, vamos continuar com o seguinte: tudo antes do primeiro espaço no nome completo é o nome, e tudo depois do primeiro espaço é o sobrenome.

Desta forma, o nome completo ‘Jose Domingo Sanchez’ seria dividido entre o nome ‘Jose’ e o sobrenome ‘Domingo Sanchez’. E de novo, isso vai funcionar para nomes mais longos também.

Nas Planilhas Google, podemos usar a seguinte fórmula para extrair o nome:

=index(split(A2, “ ”), 1)

Na célula B2 em nosso exemplo abaixo, nos referimos ao texto na célula A2 onde o nome completo está escrito, a ser dividido por um caractere de espaço. Mas encapsulamos essa função com uma função de índice e apontamos para o número de índice 1.

Isso significa que o texto completo não será dividido em várias colunas com base no caractere de espaço, mas que apenas extraímos a primeira palavra separada da seguinte com um caractere de espaço, deixando Jose em B2.

fonte: The Next Web

Em seguida, queremos que o restante do nome completo seja inserido na célula C2 ... e é aqui que a mágica acontece. Em vez de usar a função de divisão, podemos simplesmente subtrair o primeiro nome do nome completo:

=trim(REGEXREPLACE(A2, B2, “ ”))

Na célula C2 usamos a fórmula de substituição de expressão regular (REGEXREPLACE) e nos referimos ao texto inicial em A2 - então ao primeiro nome em B2 como o texto que precisa ser substituído no texto inicial - e então digitamos uma string vazia (dois aspas duplas sem nada entre elas) para garantir que a primeira parte do nome completo seja substituída por nada.

A fórmula é encapsulada com uma função de corte para que removamos o caractere de espaço que precederia o sobrenome, porque subtraímos apenas o primeiro nome do nome completo, não o espaço entre eles.

fonte: The Next Web

E aí está, uma solução para dividir nomes completos em nomes e sobrenomes, não importando o tamanho deles. Que tal você agora, como excercício, dividir outros nomes?

fonte: The Next Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google