quarta-feira, 21 de abril de 2021

Novidades no Android 12 DP2: Limpar o lixo automaticamente dos aplicativos não usados

 O Android 12 pode limpar automaticamente o lixo que seus aplicativos não utilizados deixam para trás. Já que seu fabricante decidiu, sabiamente, parar de oferecer suporte a cartões microSD!   

fonte: Android Police

Em janeiro, ouvimos falar de um recurso novo e interessante chegando no Android 12: "hibernação de aplicativos", que colocaria automaticamente aplicativos há muito não utilizados no armazenamento otimizado, liberando espaço de armazenamento em seu telefone. O recurso não foi detectado em nenhuma versão de visualização do desenvolvedor do Android 12 até agora, mas aparentemente está chegando. Referências ao recurso já foram detectadas no código AOSP e agora estão aparecendo em compilações vazadas do Android 12.

O recurso de hibernação funciona de maneira semelhante aos aplicativos que obtêm suas permissões revogadas após longos períodos de inatividade, mas é muito mais direto. O XDA conseguiu fazê-lo funcionar na versão vazada do Android 12 na semana passada, mostrando que uma nova seção "Aplicativos não usados" do menu de configurações de informações do aplicativo será adicionada, substituindo o botão de alternância "remover permissões se o aplicativo não for usado" atualmente disponível  na tela de permissões do aplicativo. Parece que vai demorar três meses (ou quase) para o Android sinalizar um aplicativo como não usado; o operador tem então a opção de configurá-los automaticamente para este estado.

Quando declarado não utilizado, um aplicativo terá suas permissões revogadas para segurança prática (como é o comportamento no Android 11), as notificações serão desabilitadas e os arquivos temporários (presumivelmente cache e similares) serão excluídos para liberar espaço. Presumivelmente, esses aplicativos poderiam ser reativados com extrema rapidez, pois, do contrário, não haveria vantagem em simplesmente desinstalá-los.

Tela do menu de aplicativos não usados ​​capturada por XDA-Developers, fonte: Android Police.


Claro, será uma grande vantagem para qualquer pessoa que use um smartphone com pouco espaço de armazenamento disponível. Mas, como sempre acontece com os recursos Android futuros e não confirmados, há pelo menos alguma chance de que ele não chegue na versão final do Android 12.

Leia mais informações sobre o Android 12 a qualquer momento aqui no blog. Se você deseja instalar a visualização do desenvolvedor em seu próprio dispositivo, descubra como em nosso guia de download do Android 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google