O Android 12 pode limpar automaticamente o lixo que seus aplicativos não utilizados deixam para trás. Já que seu fabricante decidiu, sabiamente, parar de oferecer suporte a cartões microSD!
fonte: Android Police |
Em janeiro, ouvimos falar de um recurso novo e interessante chegando no Android 12: "hibernação de aplicativos", que colocaria automaticamente aplicativos há muito não utilizados no armazenamento otimizado, liberando espaço de armazenamento em seu telefone. O recurso não foi detectado em nenhuma versão de visualização do desenvolvedor do Android 12 até agora, mas aparentemente está chegando. Referências ao recurso já foram detectadas no código AOSP e agora estão aparecendo em compilações vazadas do Android 12.
O recurso de hibernação funciona de maneira semelhante aos aplicativos que obtêm suas permissões revogadas após longos períodos de inatividade, mas é muito mais direto. O XDA conseguiu fazê-lo funcionar na versão vazada do Android 12 na semana passada, mostrando que uma nova seção "Aplicativos não usados" do menu de configurações de informações do aplicativo será adicionada, substituindo o botão de alternância "remover permissões se o aplicativo não for usado" atualmente disponível na tela de permissões do aplicativo. Parece que vai demorar três meses (ou quase) para o Android sinalizar um aplicativo como não usado; o operador tem então a opção de configurá-los automaticamente para este estado.
Quando declarado não utilizado, um aplicativo terá suas permissões revogadas para segurança prática (como é o comportamento no Android 11), as notificações serão desabilitadas e os arquivos temporários (presumivelmente cache e similares) serão excluídos para liberar espaço. Presumivelmente, esses aplicativos poderiam ser reativados com extrema rapidez, pois, do contrário, não haveria vantagem em simplesmente desinstalá-los.
Tela do menu de aplicativos não usados capturada por XDA-Developers, fonte: Android Police. |