sexta-feira, 16 de abril de 2021

Olhe para o passado do planeta com o Google Earth

O Google Earth convida você a olhar para o passado de nosso planeta e prepare-se para se sentir mal por ser um humano. Assista 26 anos de mudanças climáticas mais rápido do que você possa dizer "mudança climática"!  

fonte: Android Police

A Google está chamando seu recurso de Timelapse expandido de "a maior atualização em anos" em seu sistema de mapeamento Earth 3D. A ferramenta permite sobrepor a fotografia histórica de satélite aos mapas topográficos 3D, observando anos de mudanças na paisagem em apenas alguns segundos. Você pode ver mudanças dramáticas em cidades populosas ou a progressão geológica de cursos de água e massas de terra. Mas é claro que a aplicação mais óbvia dessa ferramenta é ver as mudanças climáticas de uma maneira muito mais imediata.

A ferramenta Timelapse está disponível nos últimos três anos, mas as adições desta semana são para destacar e explicar os dados de maneiras mais relacionáveis. Você pode usar a ferramenta para girar o botão giratório para trás em qualquer lugar da Terra, mas alguns lugares têm mais e melhores fotos disponíveis do que outros. A Google tem cinco vitrines de alguns dos exemplos mais dramáticos, cobrindo a rápida destruição das florestas em todo o mundo, intensa modificação da terra para a produção de energia, derretimento de geleiras e calotas polares e expansão urbana desenfreada.

fonte: Android Police

Nem tudo é deprimente. Uma coleção mostra mudanças naturais mais convencionais, como rios inconstantes e dunas de areia, e há expansões humanas mais promissoras, como reservas naturais e fazendas de energia solar que surgem do nada. Mas a maior parte dos exemplos da Google para a ferramenta Timelapse são inescapavelmente sombrios, como qualquer um poderia esperar. Além das visitas guiadas, existem 800 vídeos preparados (no YouTube e disponíveis para download) dos melhores exemplos de Timelapse em developers.google.com/earth-engine/timelapse/videos.

A Google diz que a criação da colagem Timelapse de 20 petabytes exigiu mais de 24 milhões de imagens ao longo de 26 anos, com dois milhões de horas de processamento nos data centers da empresa. Ele afirma que o resultado final é o maior vídeo do planeta na história, possibilitado pelo acesso aberto dos EUA e da UE aos dados de satélite e pela cooperação com o CREATE Lab da Carnegie Mellon. O Timelapse será atualizado com imagens novas e mais atualizadas "ao longo da próxima década".

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google