quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Novidades no Chrome OS: O alternador Alt-TaB sendo aprimorado

A Google está aprimorando o alternador Alt-Tab no Chrome OS. Saiba tudo neste post. Adicionar interatividade é um bom começo, mas precisa mais para ser uma ferramenta de produtividade útil.


fonte: Android Police

Alt-Tab é um atalho de teclado frequentemente esquecido no Chrome OS que permite que você alterne os aplicativos recentes sem usar um mouse. Apesar do potencial de produtividade, o alternador Alt-Tab é medíocre porque falta interatividade. Por exemplo, você não pode usar as teclas de seta ou o cursor para selecionar e iniciar aplicativos recentes, tornando o acesso frustrante se estiverem localizados no final. Os desenvolvedores da Google perceberam que a experiência Alt-Tab pode ser melhor, então eles resolveram o problema de interatividade de frente para ajudá-lo a abrir rapidamente seus aplicativos recentes.

Conforme observado recentemente no canal Dev, o Chrome OS usa uma combinação de atalhos e gestos para ajudá-lo a iniciar rapidamente os aplicativos recentes no alternador Alt-Tab. Por exemplo, você pode finalmente navegar usando as setas esquerda e direita ou mover o cursor para selecionar e focar os aplicativos. Outras pequenas mudanças incluem adicionar um toque de três dedos no touchpad para limpar os aplicativos e pressionar a tecla Enter ou espaço para focar no aplicativo escolhido. Veja como funcionam os novos recursos de interatividade.

Usando o cursor

fonte: Android Police

Selecionar um aplicativo recente com o cursor é uma adição notável que o Chrome OS não tinha até recentemente. Enquanto pressiona as teclas Alt e Tab e mantém Alt pressionado, você pode mover o cursor para qualquer janela que deseja abrir e clicar nela. É incrivelmente útil se você for selecionar e focar rapidamente um aplicativo sem ter que pressionar botões no teclado.

Usando as setas do teclado

fonte: Android Police

Você sabia que Alt-Shift-Tab navega no alternador Alt-Tab ao contrário? Com certeza não. Em contraste com Alt-Shift-Tab, as teclas de seta são muito mais fáceis de lembrar. A tecla de seta para a esquerda navega no switcher para trás, enquanto a tecla de seta para a direita move a seleção para frente.

Enter e tecla de espaço

As teclas Enter e Espaço não são tão úteis quanto as outras melhorias Alt-Tab que vêm para o Chrome OS, mas podem ajudar a facilitar a curva de aprendizado. Se você deseja maximizar um aplicativo recente selecionado, pode pressionar a tecla Espaço ou Enter.

Gesto do trackpad

fonte: Android Police

Você pode navegar rapidamente pelos aplicativos em execução no alternador Alt-Tab usando três dedos no trackpad, assim como as guias do Chrome. Três dedos para a esquerda moverão a seleção para trás, enquanto três dedos para a direita irão navegar para frente. Apesar do potencial de produtividade, acho que a sensibilidade aos gestos do trackpad é muito fraca para ser prática. Costumo selecionar janelas erradas quando tento compensar a falta de capacidade de resposta. Além disso, há uma peculiaridade esquisita em que limpar as janelas com o gesto do trackpad também afeta as guias do Chrome em segundo plano, mas imagino que isso será corrigido no futuro.

Alt-Tab ainda precisa ser trabalhado

Adicionar interatividade ao alternador Alt-Tab faz uma grande diferença ao fluxo de trabalho. Muios fazem malabarismos em várias janelas do Chrome ao mesmo tempo enquanto escrevem documentos de pesquisa. É de ficar surpreso por não conseguir navegar no switch Alt-Tab usando o cursor ou as teclas de seta como no Windows. Devido às limitações de interatividade, muitos não usam esse recurso, pois não é produtivo para um determinado fluxo de trabalho do Chrome OS.

Ainda há muita coisa a ser feita para que o Alt-Tab seja uma ferramenta de produtividade útil. Por exemplo, o Chrome OS oferecer um botão Fechar no alternador Alt-Tab para fechar um aplicativo recente sem focar sua janela primeiro. Quem tem um Pixel Slate, luta para manter uma taxa de quadros aceitável quando se navega por várias janelas, especialmente quando se usa o gesto de deslizar de três dedos. Mas, de longe, talvez a maior reclamação com Alt-Tab no Chrome OS é o layout horrível quando mais de três aplicativos são abertos.

É uma dor percorrer várias janelas, fonte: Android Police


Como você pode ver, o switcher Alt-Tab ultrapassa o lado direito da tela. Se você navegar além da terceira janela, o switcher rola do lado direito da tela. Embora permita que uma visualização de janela maior seja vista de relance (tornando-a mais fácil de reconhecer), não se consigue ver as outras janelas, Isso significa que o usuário tem que percorrer vários aplicativos antes de chegar ao fim. A Google poderia facilmente corrigir esse problema de usabilidade, expondo todas as janelas ativas no alternador Alt-Tab (semelhante ao Windows).


Mas é bom saber que a Google reconhece  a necessidade de fazer algo para melhorar o alternador Alt-Tab no Chrome OS. Apesar de suas deficiências atuais, esses novos recursos interativos são uma melhoria sólida que ajudará a acelerar o fluxo de trabalho de gerenciamento de janelas.  Eles estão atualmente no canal Dev do Chrome OS e devem ser lançados nos canais Beta e Stable em breve.

fonte: Android police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google