A Google pode ser forçada a vender o Chrome se o Departamento de Justiça conseguir o que quer, barrar o domínio da publicidade do Google!
fonte: Android Police |
A Google está sempre em maus lençóis com as autoridades governamentais, mais recentemente quando se trata da aquisição da Fitbit na UE. Agora parece que a empresa pode ter tempos mais difíceis pela frente em seu território, já que o Departamento de Justiça dos EUA está considerando forçar a Google a vender o navegador Chrome junto com partes de seu negócio de publicidade.
O Chrome é o navegador dominante no momento, usado por mais de 65% das pessoas em todo o mundo. Isso, combinado com o gigantesco negócio de publicidade da Google, pode ser motivo de preocupação, pois permite que a empresa “defina padrões para o setor”, de acordo com um relatório antitruste divulgado pelo Comitê Judiciário da Câmara.
Na investigação, o DOJ e os procuradores do Estado estão ouvindo concorrentes da Google e outros terceiros sobre suas opiniões sobre quais empresas o Google deveria ser forçado a vender, se houver. Também há conversas sobre se concorrentes existentes deveriam ser proibidos de participar de uma venda potencial do Chrome, já que isso poderia apenas mudar a vantagem indiscutivelmente injusta de terminá-la.
A notícia chega enquanto o Departamento de Justiça e os promotores estaduais se preparam para uma batalha legal antitruste contra a Google. Separar o Chrome da Google não seria o fim do mundo, já que o navegador de código aberto Chromium no qual ele se baseia tem muitas outras empresas investindo em seu sucesso. O que ainda precisa ser visto é como um desacoplamento pode impactar a experiência da Google dentro do Chrome - com toda a sincronização de contas, complementos de navegador e muito mais disponíveis.
Embora o DOJ não tenha anunciado oficialmente que tentará forçar uma venda, várias pessoas confirmaram que isso está sendo discutido internamente como uma forma de limitar o poder de mercado do Google à medida que o processo antitruste avança. Se esse for o caminho que os reguladores escolherem, poderá fazer história como a primeira dissolução de uma empresa dos Estados Unidos por ordem judicial em décadas.
Já imaginaram a Microsoft comprando o Chrome e o renomeando como Internet Explorer? 😏
fonte: Android Police via Politico