terça-feira, 13 de outubro de 2020

A Google pode ser forçada a vender o Chrome por causa do Departamento de Justiça

A Google pode ser forçada a vender o Chrome se o Departamento de Justiça conseguir o que quer, barrar o domínio da publicidade do Google!


fonte: Android Police

A Google está sempre em maus lençóis com as autoridades governamentais, mais recentemente quando se trata da aquisição da Fitbit na UE. Agora parece que a empresa pode ter tempos mais difíceis pela frente em seu território, já que o Departamento de Justiça dos EUA está considerando forçar a Google a vender o navegador Chrome junto com partes de seu negócio de publicidade.

O Chrome é o navegador dominante no momento, usado por mais de 65% das pessoas em todo o mundo. Isso, combinado com o gigantesco negócio de publicidade da Google, pode ser motivo de preocupação, pois permite que a empresa “defina padrões para o setor”, de acordo com um relatório antitruste divulgado pelo Comitê Judiciário da Câmara.

Na investigação, o DOJ e os procuradores do Estado estão ouvindo concorrentes da Google e outros terceiros sobre suas opiniões sobre quais empresas o Google deveria ser forçado a vender, se houver. Também há conversas sobre se concorrentes existentes deveriam ser proibidos de participar de uma venda potencial do Chrome, já que isso poderia apenas mudar a vantagem indiscutivelmente injusta de terminá-la.

A notícia chega enquanto o Departamento de Justiça e os promotores estaduais se preparam para uma batalha legal antitruste contra a Google. Separar o Chrome da Google não seria o fim do mundo, já que o navegador de código aberto Chromium no qual ele se baseia tem muitas outras empresas investindo em seu sucesso. O que ainda precisa ser visto é como um desacoplamento pode impactar a experiência da Google dentro do Chrome - com toda a sincronização de contas, complementos de navegador e muito mais disponíveis.

Embora o DOJ não tenha anunciado oficialmente que tentará forçar uma venda, várias pessoas confirmaram que isso está sendo discutido internamente como uma forma de limitar o poder de mercado do Google à medida que o processo antitruste avança. Se esse for o caminho que os reguladores escolherem, poderá fazer história como a primeira dissolução de uma empresa dos Estados Unidos por ordem judicial em décadas. 

Já imaginaram a Microsoft comprando o Chrome e o renomeando como Internet Explorer? 😏

fonte: Android Police via Politico


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google