terça-feira, 20 de outubro de 2020

Google adiciona um gravador de tela nativo ao Chrome OS

A Google está adicionando um gravador de tela nativo ao Chrome OS. Diga adeus às marcas d'água, gravações limitadas e capturas de baixa resolução.


fonte: Android Police

Vamos ser honestos: procurar um gravador de tela decente para o seu Chromebook é uma droga. A maioria dos softwares de captura de tela "gratuitos" encontrados on-line exige que você pague uma assinatura cara para desbloquear recursos essenciais, como gravações de vídeo ilimitadas e de alta resolução. Embora uma placa de captura de vídeo dê a você controle total, como a capacidade de gravar usando a resolução nativa do seu Chromebook, nem todo mundo quer investir em um computador desktop caro. Os desenvolvedores da Google parecem ter percebido que as pessoas não querem pagar uma assinatura para obter gravações de tela decentes, então eles finalmente decidiram adicionar uma solução nativa para o Chrome OS.

Conforme observado recentemente no canal Canary, a Google está retrabalhando a experiência de captura de tela no Chrome OS para torná-la mais detectável, intuitiva e poderosa de usar, ao mesmo tempo em que inclui um novo gravador de tela que suporta a resolução nativa do seu Chromebook. Se você estiver louco para experimentar esse recurso aprimorado, pode copiar e colar chrome://flags/#screen-capture na barra de URL e habilitá-lo no menu suspenso. Agora, se você clicar no botão "Screen Capture(Captura de tela)" nas configurações rápidas da estante ou pressionar as teclas Ctrl, Shift e Visão geral, verá uma nova barra flutuante na parte inferior da tela do Chromebook.

Nova barra de captura do Google, fonte: Android Police

À primeira vista, a barra de captura tem uma estética elegante do tema Material da Google que usa um layout que lembra a ferramenta de captura de tela do macOS Mojave. A barra oferece uma alternância para alternar entre capturas estáticas e gravações de tela. Além disso, você pode alterar o tamanho da área capturada para total, parcial ou janela. Veja como todas essas opções funcionam.

Captura de tela completa

fonte: Android Police

Uma captura de tela completa faz uma captura de tela inteira de sua tela. O Chrome OS destacará a tela inteira em azul para mostrar que salvará tudo que estiver à vista. Basta pressionar a tecla Enter e a captura de tela completa será salva na sua pasta de download.

Captura de tela parcial

fonte: Android Police

Uma captura de tela parcial tira um instantâneo de uma parte específica da tela, e o novo sistema é muito mais intuitivo de usar do que a experiência existente. Por exemplo, você pode escolher mover ou redimensionar a área de captura arrastando-a ou expandindo e reduzindo-a dos vários pontos de ancoragem. O Chrome OS exibirá uma dica de ferramenta com o tamanho do pixel da área de captura, ajudando você a determinar o tamanho da captura de tela. A barra flutuante que cobre parte da tela é irritante, mas talvez a Google conserte isso mais tarde no desenvolvimento.

Captura de tela da janela

fonte: Android Police

Precisa fazer uma captura de tela rápida de um aplicativo? A ferramenta de captura de tela da janela salvará uma janela ativa sem incluir todo o resto no fundo. O Chrome OS destacará a janela escolhida em azul para mostrar o que ele irá capturar.

Gravação de tela

fonte: Android Police

O gravador de tela é o recurso de destaque desta nova experiência de captura de tela. Você pode gravar um vídeo de uma área total ou parcial da tela ou de uma janela ativa. Um ícone de gravação aparecerá próximo à bandeja do sistema para indicar que sua tela está gravando. Clicar no ícone de gravação na estante encerrará a gravação e salvará o clipe em seu dispositivo. Infelizmente, o gravador de tela não está funcionando agora, então não sabemos todos os detalhes (como qualidade do vídeo, taxa de bits e tipo de arquivo) ainda.

Por que a captura de tela aprimorada é significativa

Gravar a tela nativamente no Chrome OS será significativo para os alunos, especialmente com ensino à distância. Quem não grava as palestras online para consultar as anotações do  professor e pegar qualquer anúncio crítico que possa ter perdido. A maioria dos alunos com dificuldades financeiras não quer investir em uma assinatura para remover as limitações de um gravador de tela "gratuito". Com a captura de tela aprimorada, os alunos podem capturar sua tela intuitivamente e controlar totalmente a filmagem.

A captura de tela aprimorada também resolve outro problema significativo com o modo tablet no Chrome OS. O Pixel Slate é limitado a capturas de tela completas no modo tablet, e isso significa que tem que cortar e redimensionar manualmente as capturas antes de importá-las para o aplicativo de notebook. Seguir essas etapas é entediante e irritante. Com o modo de captura aprimorado, o alunio pode acessar rapidamente o gravador de tela e as ferramentas de captura nas configurações rápidas da prateleira no modo tablet. Isso evita unma perda de tempo conectando um acessório de teclado a um tablet para fazer uma captura de tela parcial de um livro.

A captura de tela aprimorada também resolve outro problema significativo com o modo tablet no Chrome OS. Meu Pixel Slate é limitado a capturas de tela completas no modo tablet, o que significa que tenho que cortar e redimensionar manualmente minhas capturas antes de importá-las para meu aplicativo de notebook. Seguir essas etapas é entediante e irritante, especialmente quando estou tentando fazer o trabalho. Com o modo de captura aprimorado, posso acessar rapidamente o gravador de tela e as ferramentas de captura nas configurações rápidas da prateleira no modo tablet. Isso evita que eu perca tempo conectando meu acessório de teclado ao meu tablet para fazer uma captura de tela parcial do meu livro.

A captura de tela aprimorada está em sua infância e tem um longo caminho pela frente antes de estar pronta para o canal Estável do Chrome OS. Além do gravador de tela quebrado, existem algumas coisas que poderiam ser melhores. A barra flutuante cobre uma parte da tela, tornando difícil ver o conteúdo por trás dela. Poderia haver uma opção para bloquear a área de captura parcial em uma proporção fixa como 16: 9 ou 4: 3, pois isso vai permitir tirar fotos e vídeos de tamanho consistente. A Google deveria adicionar um botão de seleção de microfone no modo de captura. A sobreposição de voz sobre uma gravação de tela seria uma ferramenta incrível para professores que desejam elaborar teorias e conceitos além de escrever notas.

Apesar de suas deficiências atuais, a captura de tela aprimorada finalmente oferecerá gravação de tela nativa e uma experiência de captura de tela agradável que é intuitiva, conveniente e fácil de usar.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google