terça-feira, 20 de outubro de 2020

Google é condenada pelo Departamento de Justiça americano

O Departamento de Justiça processa a Google por monopólio de pesquisa e publicidade, após investigação de um ano. Um processo que pode mudar a internet para sempre!


Adicionar legenda

A Google conhece bem os problemas legais, mas 2020 pode ser a maior pressão que a empresa já enfrentou. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando as práticas comerciais da empresa há algum tempo, e soubemos que um processo estava sendo processado no mês passado. Hoje, o DOJ e onze procuradores do Estado entraram com uma ação antitruste contra a Google, acusando a empresa de comportamento anticompetitivo para manter seu monopólio.

Este processo civil histórico é o maior desafio legal do governo a um gigante da tecnologia na memória recente. O processo de 64 páginas afirma que as ações da Google prejudicaram concorrentes e consumidores. Especificamente, o DOJ está questionando a forma como a Google coloca seus próprios produtos como a Pesquisa na frente e no centro de dispositivos móveis com acordos de exclusividade que impedem a pré-instalação de serviços concorrentes.

Também sob análise está o acordo de longo prazo da empresa com a Apple, que exige que a Google seja o mecanismo de busca padrão em aplicativos como o Safari. O processo prossegue afirmando que há um problema abrangente da Google usar seus lucros monopolistas para comprar "tratamento preferencial" para si mesmo em dispositivos, navegadores da web e outros pontos de acesso de busca.

Em sua resposta, a Google publicou um post em um blog chamando as decisões de "profundamente falhas" e enfatizando que os consumidores podem sempre escolher instalar e usar produtos concorrentes, se quiserem, independentemente de quaisquer acordos de exclusividade existentes. A Google também aponta que não é a única empresa a pagar por tratamento preferencial; Yahoo! e o Bing, da Microsoft, participam de negócios semelhantes.

O processo provavelmente se arrastará por um longo período de tempo e pode desencadear processos antitruste semelhantes em mais estados. Dezenas de outros estados nos EUA têm investigado o alegado comportamento anticompetitivo da Google por conta própria, incluindo a Califórnia no início deste verão/inverno. Se for bem-sucedido, isso pode ter consequências de longo alcance para a Google. 

Talvez seja a hora de começar a vender o Chrome para apaziguar parte da ira do DOJ? 

Fonte: Android Police via DOJ; Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google