quarta-feira, 28 de outubro de 2020

As aprovações de aplicativos do Google Play estão sofrendo atrasos graves

As aprovações de aplicativos do Google Play estão sofrendo atrasos graves, colocando em risco a segurança e a retenção de clientes. Alguns desenvolvedores estão esperando um mês ou mais.

fonte: Android Police

Por volta dessa época, no ano passado, a Google começou a impor um processo de revisão mais árduo em novos aplicativos e atualizações enviadas para a Play Store. Para muitos desenvolvedores, esse foi apenas um pequeno inconveniente que atrasou a publicação em algumas horas ou dias. No entanto, nos meses desde o início da pandemia COVID-19, um número crescente de pessoas detalhou atrasos de várias semanas para novos aplicativos e até mesmo simples correções de bugs.

As reclamações estão espalhadas por várias redes sociais, mas a maior parte pode ser encontrada em um tópico de suporte do Google Play que começou em março, quando um desenvolvedor explicou que seu aplicativo estava com revisão pendente por 3 semanas sem qualquer palavra do Google Play. Mais de mil votos positivos acumularam-se com cerca de duzentos comentários (de mais de 150 pessoas), às vezes alegando tempos de espera superiores a 40 dias - embora nenhum tenha confirmado quando ou se recebeu as aprovações.

Algumas histórias também se concentram em rejeições errôneas. Por exemplo, uma reclamação cita várias rejeições do questionário IARC (usado para determinar restrições de idade) em um aplicativo que foi previamente aprovado para uso por pessoas de todas as idades. O desenvolvedor tentou aumentar o requisito para adolescentes, depois para adultos (18+), mas nem mesmo isso foi aprovado. Outro incidente afirma que um aplicativo para Android TV foi rejeitado por motivos técnicos, mas depois de reenviado sem alterações, ele foi rejeitado por conteúdo protegido por direitos autorais, quando presumivelmente não continha nenhum.

fonte: Android Police

Inconsistências como essas tornam-se um problema porque não podem ser resolvidas sem reiniciar um envio desde o início. Mas não são apenas as rejeições que podem reiniciar o processo de revisão, até mesmo mudanças simples, como atualizar a descrição, podem levar um envio para o fim da linha. E, claro, alguns desenvolvedores podem corrigir bugs ou até mesmo concluir novas versões antes de uma atualização anterior ser aprovada.

A Google postou um aviso no console do desenvolvedor no início da pandemia COVID-19 para avisar os desenvolvedores que atrasos eram esperados devido a cronogramas de trabalho ajustados. Os agentes de suporte também dão essa explicação quando contatados sobre longos períodos de revisão.

fonte: Android Police

A maioria dos usuários ainda está vendo um fluxo regular de atualizações, mas com aplicativos populares geralmente passando por revisão quase imediatamente, não está claro o quão disseminado esses atrasos podem ser. Os desenvolvedores em um tópico recente do reddit relataram qualquer coisa de algumas horas a até dezessete dias.

Naturalmente, algumas das reclamações podem estar faltando detalhes que possam justificar rejeições ou um processo de revisão prolongado, mas há histórias suficientes para sugerir que há revisões extraordinariamente prolongadas. Os detalhes são ainda mais obscurecidos pela possibilidade de que os atrasos estejam relacionados a coisas como geografia ou idioma - por exemplo, um aplicativo destinado a um determinado país pode ser atribuído a revisores em uma região com falta de pessoal.

"Alguns desenvolvedores de jogos afirmam ter perdido muitos jogadores"

Devido a perdas e cortes de empregos, ou simplesmente por ter tempo extra em casa, muitos desenvolvedores passaram a publicar aplicativos independentes. É mais provável que esse grupo seja retido para inspeções mais longas, especialmente no início.

Entre os efeitos colaterais dos tempos de revisão prolongados, alguns desenvolvedores de jogos afirmam ter perdido muitos jogadores porque não podem publicar atualizações a tempo para eventos programados regularmente ou promoções programadas. Outros estão sendo responsabilizados por supervisores e clientes por atualizações que deveriam entrar no ar muito antes.

Bugs e vulnerabilidades de segurança também podem se tornar problemas críticos se não forem corrigidos enquanto uma atualização definha. À medida que o tempo de espera aumenta, aumentam também os riscos de atrasar as atualizações. Uma falha de segurança não corrigida por um ou dois dias deixará os hackers sem muito tempo para explorá-la, mas pode se tornar perigoso reter atualizações por várias semanas. A vulnerabilidade Heartbleed descoberta no OpenSSL há vários anos foi um exemplo notável que exigiu atualizações rápidas para limitar o impacto.

"Pode ser perigoso reter atualizações por várias semanas."

A Google também tem pressionado os desenvolvedores a adotarem App Bundles para distribuição. Isso envolve o envio de recursos de aplicativos para o Google Play, onde tudo é assinado e distribuído em APKs divididos. Isso é mais conveniente e resulta em tamanhos de download menores, mas também significa que os desenvolvedores não podem assinar e distribuir manualmente atualizações fora da Play Store em uma emergência.

É possível que esses incidentes representem uma porção relativamente pequena de outliers, mas ainda é um grupo de desenvolvedores que estabeleceram uma relação profissional com a Google e devem ser capazes de obter mais informações e feedback no console do desenvolvedor e canais de suporte.

Algumas pessoas sugeriram gastar dinheiro para aumentar o tamanho da equipe de revisão, enquanto outras propuseram relaxar as regras ou agilizar o processo para que cada correção de bug e alteração de lista não sejam completamente reexaminadas. Nessas circunstâncias, muitos simplesmente querem mais informações sobre o que está acontecendo e um sinal de que seus aplicativos não falharam. Um processo de revisão mais informativo não fazia parte estritamente da promessa de transparência feita pela Google há quase dezoito meses, mas os desenvolvedores provavelmente o acolheriam muito nessas circunstâncias.

A empresa foi contatada para comentar, mas ainda não deu reposta!

Crédito da foto: Jan Vašek (conhecido como jeshoots) via Unsplash

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google