quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Várias capturas de tela revelam como será a nova interface do Android 12

As capturas de tela abaixo podem revelar grandes mudanças na interface do usuário no Android 12, e são mudanças radicais na interface.

fonte: Android Police

Podemos ter acabado de ter nosso primeiro vislumbre do Android 12. Um punhado de imagens que supostamente são capturas de tela que ilustram recursos no próximo lançamento foram publicadas pelo XDA Developers, originadas do que é supostamente um rascunho inicial de um documento interno da Google. Eles indicam mudanças visuais maiores do que esperávamos, além de um recurso de privacidade há muito aguardado que está em desenvolvimento desde o Android 10 Q e que o iOS obteve no ano passado.

Antes de prosseguir, deve-se observar que a galera do XDA Develo´pers não puderam confirmar explicitamente a autenticidade das imagens, que podem ser capturas de tela ou maquetes. No entanto, o Android Police pode confirmar que alguns detalhes nessas capturas de tela correspondem às nossas expectativas para alguns recursos futuros e outras informações geralmente não públicas que temos sobre o Android 12. Detalhes que o XDA compartilhou com o AP, mas não publicou sobre o documento de origem das imagens de também soar legítimo. Resumindo, o XDA tem certeza de que são reais e, com base em certos detalhes, podemos confirmar..

Contemplem:

fonte: Android Police

Embora essas imagens possam ser afetadas por um tema, para o qual esperamos que o Android 12 tenha suporte aprimorado, elas mostram um esquema de cores bem bege. A transparência normal do Android se foi e, embora as notificações ainda separem as conversas em seu próprio grupo de maior prioridade, elas foram visualmente ajustadas para exibir cantos muito mais arredondados e o que parece ser um pouco mais de espaço em branco.

O número de blocos de configurações rápidas foi reduzido para quatro (esperamos que ao deslizá-lo para baixo mostre mais de quatro), e os próprios ícones de bloco são maiores. Na parte superior, também pode-se ver que o relógio e a data trocaram de posição. Mas o mais importante,  pode-se também detectar os novos indicadores de privacidade que devem ser lançados com o Android 12 - semelhante em cor e funcionalidade ao iOS, mas a versão da Google parece que poderia ser um pouco mais útil.

Indicadores de privacidade do Android 12, fonte: Android Police

Ao contrário dos indicadores da Apple, os da Google mostram claramente se a câmera ou o microfone estão sendo acessados ​​com um ícone em vez de apenas um ponto colorido. No entanto, eles parecem se reduzir em pontos sob certas circunstâncias. Com base nas capturas de tela acima, ele supera a implementação da Apple, permitindo também que você veja de forma rápida e fácil uma lista dos aplicativos que os acessam - não é necessário vasculhar as configurações para tentar descobrir. Não temos certeza se isso é por meio de um toque direto ou algo aninhado na aba de notificação, embora a imagem mostre o último.

A Google vem trabalhando nesse recurso desde o Android Q, e um Android 10 GSI de 2019 que vazou até o tinha, embora não tenha aparecido na versão final.


Esquerda: Desculpe pela resolução na imagem de configurações de privacidade. Centro / direita: Mais indicadores de privacidade, fonte: Android Police


Ajustes no menu de configurações básicas de privacidade também estão aparentemente planejados. Embora a imagem possa ser meramente uma orientação, ela mostra um menu reduzido que esconde mais detalhes em uma seção de estouro "Avançado", com novas opções para desativar completamente o microfone, a câmera e o local.
Widget de conversa do Android 12, fonte: Android Police

Algumas das imagens representam um novo widget de "conversas", que afirma que ele mostrará "mensagens recentes, chamadas perdidas ou status de atividades", embora a imagem em ação em um inicializador também mostre uma notificação de aniversário. Pode haver outra funcionalidade também. Este novo widget de conversas parece se basear na quebra de conversas anterior em sua própria seção de notificação no Android 11.

Curiosamente, o exemplo com o tema Amigos tem uma iconografia clara do Facebook Messenger, o que pode indicar que ele pode fazer mais do que apenas raspar notificações - talvez abrindo novas APIs para melhor integração com serviços de mensagens de terceiros, como vimos no ano passado com os balões de notificação.

Os detalhes no documento adquirido peloXDA  Developers indicam que a Google irá impor os novos indicadores de privacidade no Android 12, com destaque na parte superior da tela e sempre visíveis quando a câmera ou o microfone estiverem sendo acessados, nas cores mostradas.

Esperamos que essas imagens se mostrem polarizadas entre nosso público. Já temos uma opinião mista em relação ao visual geral interno, e a reação instintiva tanto aos recursos quanto às mudanças visuais pode trazer o iOS ou o OneUI à mente. No entanto, vale a pena apontar que esses indicadores de privacidade foram descritos em desenvolvimento por vários anos - mais do que o iOS os teve. Mas, embora haja mais no esquema de design da Apple do que maior preenchimento, grandes cantos arredondados e densidade geralmente reduzida, ele guarda uma semelhança.

fonte: Android Police via XDA Developers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google