segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Novidades no Chrome para Android: Visualização em grade e grupos de guias

A Google está lançando a visualização em grade e grupos de guias para o Chrome no Android. Se você não gostar, pode também desativar.

fonte: Android Police

Já faz um tempo desde que o Chrome para desktop introduziu o suporte para grupos de guias. O recurso ajudou a trazer ordem ao caos para aqueles que tinham o hábito de manter várias guias abertas. Depois de ser testado desde 2019 no Android, o recurso agora começou a ser implantado na plataforma móvel também. A atualização também traz um alternador de guias de grade para o Chrome.

Os Grupos de guias começaram a ser implementados de forma mais ampla com a atualização do Chrome v88 que foi lançada na semana passada. No entanto, nem todos que receberam a nova versão também terão o recurso; ele está sendo habilitado por meio de um switch do lado do servidor e você pode forçá-lo a ser ativado ou desativado por meio de um sinalizador.

Alternador de guias de grade

A grade de guias substitui o antigo layout de cartão vertical maior e oferece uma visão melhor de páginas mais abertas. Essas guias podem ser fechadas como antes e também podem ser agrupadas - mais sobre isso abaixo. A Google também está testando um switcher anônimo visível na barra superior, como pode ser visto na imagem abaixo.

fonte: Android Police

Como agrupar diferentes guias

Quanto aos grupos de guias, há duas maneiras de agrupar páginas abertas. Você pode arrastar e soltar uma guia em outra ou simplesmente tocar em "Agrupar guias" no menu flutuante e selecionar as guias que deseja agrupar.

fonte: Android Police

Uma vez agrupados, a interface do usuário do alternador de guias indica o número de guias em um grupo, e tocar em uma delas revela um pop-up exibindo seu conteúdo.

Como gerenciar grupos de guias

Quando você está navegando em uma guia que está dentro de um grupo, uma barra na parte inferior dá acesso rápido a outras guias dentro do mesmo grupo. Também possui um botão Nova guia que abrirá uma janela dentro do mesmo grupo. Para remover uma guia de um grupo, basta acessar o botão de seta na barra e arrastar a guia para o fundo, como você pode ver abaixo.

fonte: Android Police

Você também pode tocar e segurar qualquer link em uma página para abri-lo em uma nova guia dentro do mesmo grupo. Isso é útil quando você está navegando em artigos ou páginas relacionadas ao mesmo tópico - você pode mantê-los todos agrupados como um pacote em vez de preencher seu alternador de guias com cada página individual.

Como desativar o layout da grade e grupos de guias

Provavelmente, você não é um grande fã dessa mudança, porque ela adiciona um pouco de complexidade à experiência, mesmo que seja para o bem da organização. A boa notícia é que você pode desativar o layout da grade e os grupos de guias com uma etapa simples. Insira o link abaixo na barra de endereço e selecione Desativado no menu suspenso.

chrome://flags/#enable-tab-grid-layout

fonte: Android Police

Você precisa reiniciar o Chrome duas vezes para que as alterações tenham efeito. A propósito, você também pode experimentar os novos recursos (se eles ainda não foram ativados para você) usando o mesmo processo e forçando o sinalizador para o estado Ativado.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google