quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Novidades no Chrome OS: Ferramenta para apresentações chamada de 'Projector'

O Chrome OS está se preparando para apresentações com novas ferramentas nativas. O 'Projector' adiciona gravação de tela, poderosa legenda ao vivo do Android e muito mais para Chromebooks!  

fonte: Android Police

Já se passou cerca de um ano desde que a pandemia global forçou estudantes de todo o país a mudar para o ensino à distância e apresentações online em um ambiente virtual. Com as escolas adotando rapidamente os Chromebooks graças à plataforma atraente da Google, seus desenvolvedores estão trabalhando em ferramentas nativas para o Chrome OS para ajudar alunos e professores a aprimorar suas apresentações online.

O AP andou rastreando um novo recurso chamado 'Projector' no Chromium Gerrit desde janeiro deste ano. O componente Projector adiciona ferramentas de apresentação de slides nativas ao Chrome OS, tornando seu Chromebook mais bem equipado para as apresentações. Embora atualmente não haja um sinalizador do Chrome para ativá-lo, o AP conseguiu ativar um protótipo oculto do recurso no canal mais recente do Chrome OS Canary. Aqui está uma visão inicial.

Um dos primeiros protótipos do projetor fica no lado esquerdo da tela, fonte: Android Police

As ferramentas de apresentação são facilmente acessíveis nas configurações rápidas do Chrome OS. Depois de selecionada, uma barra segurando um gravador de tela e o botão Key idea se encaixará no centro esquerdo da tela. O gravador de tela será uma ferramenta útil para professores que carregam suas palestras online para que os alunos possam consultá-las. Não temos certeza do que o botão da ideia-chave (estrela) fará, mas achamos que ele poderia enfatizar uma palavra ou marcador específico. Nenhum dos recursos do Projector está funcional no momento (incluindo as alças de arrasto), então este é apenas um vislumbre do que está por vir para os Chromebooks.

A Google planeja adicionar ainda mais ferramentas de apresentação ao próximo Projector. Explorando o Chromium Gerrit, o AP descobriu mais três ferramentas em desenvolvimento que logo serão colocadas no Projector: apontador laser, reconhecimento de fala e marcadores. O ponteiro e o marcador devem ajudar os professores a chamar a atenção dos alunos para uma parte específica do slide. O recurso de reconhecimento de fala é interessante: parece que usará o mesmo back-end que alimenta o Live Caption do Android, que é uma adição incrível para palestras difíceis de ouvir.

Com as escolas acelerando seus planos de educação digital após bloqueios regionais, adicionar uma série de ferramentas de apresentação fáceis de usar dará às instituições ainda mais razões para mudar para a plataforma de desktop da Google. Continuaremos atentos às mudanças e faremos o acompanhamento quando descobrirmos mais.

fonte: Android Police

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google