O terrível cliente de desktop do Google Drive, o 'Backup and Sync' em breve será substituído pela versão do G Suite, o 'Drive File Stream'.
O Google Drive é um serviço decente por si só, mas um aspecto dele é absolutamente terrível: o cliente de sincronização de desktop para Mac e Windows. 'Backup e sincronização', como é chamado desde 2017, é tão lento e cheio de erros que faz com que o Cyberpunk 2077 pareça uma criação perfeita. Finalmente, a Google está eliminando o cliente em favor do software de sincronização desenvolvido para os clientes do G Suite.
Em uma postagem no blog oficial a Google escreveu: "Temos duas soluções de sincronização disponíveis - Drive File Stream, que foi desenvolvido para usuários corporativos, e Backup and Sync, que foi desenvolvido para usuários consumidores. Alguns de nossos clientes do Google Workspace implantaram ambas as soluções de sincronização, o que pode ser confuso para os usuários finais e desafiador para os departamentos de TI gerenciarem. Para resolver isso, planejamos unificar esses clientes de sincronização no final de 2021, trazendo os recursos mais usados do Drive File Stream e do Backup and Sync para todos os nossos usuários."
Google Drive File Stream no Mac |
Por enquanto, a Google está renomeando o File Stream para 'Google Drive for desktop' e a empresa está começando a trabalhar em uma versão atualizada com algumas funcionalidades transferidas do Backup and Sync. Algumas das mudanças planejadas são explicadas no aplicativo de teste beta:
Estamos trazendo recursos do Backup e sSync para o Google Drive for desktop para criar uma experiência do usuário mais simples. Os novos recursos do Google Drive for desktop incluem a sincronização de pastas como Documentos ou Desktop ou armazenamento do Drive, upload de dispositivos USB, upload de fotos e vídeos para o Google Fotos ou Google Drive e suporte para várias contas.
Será interessante ver se a Google pode realmente produzir um bom cliente de sincronização para contas pessoais e do G Suite ou se a eventual substituição será tão ruim quanto o Backup e Sync. E tomara também que haja um cliente Linux.
Fonte: Android Police via Google Workspace Updates Blog