terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Novidades no Chrome OS: Data visível à barra de tarefas do Chrome OS

A Google está finalmente adicionando uma data visível à barra de tarefas do Chrome OS, e as notificações de aplicativos persistentes e alertas do sistema também serão exibidos.   

fonte: Android Police

A bandeja do sistema tem sido um aspecto integral da experiência da área de trabalho desde o Windows 95, contendo ícones de aplicativos e informações do sistema úteis para o usuário. Embora a bandeja do Chrome OS seja mais organizada do que a do Windows, algumas áreas talvez sejam muito simplistas. Durante anos, muitos usuários do Chrome OS solicitaram a capacidade de mostrar a data ao lado do relógio. Parece que a Google está finalmente ouvindo o feedback, conforme o novo código confirmando as mudanças que chegam na bandeja do sistema do Chrome OS.

Desde janeiro, estamos rastreando um novo recurso do Chrome OS, Scalable Status Area, no Chromium Gerrit. Nas últimas semanas, mais informações sobre ele surgiram do repositório. Um commit mesclado oferece uma visão geral do recurso: mostra a data na bandeja do sistema quando a tela é suficientemente grande. Os alertas também serão fixados ao lado dele.

const char kScalableStatusAreaName[] = "Enable Scalable Status Area";

const char kScalableStatusAreaDescription[] =

"Showing important notification icons and date in status area when the "

"screen is sufficiently large.";

Para elaborar, "notificações importantes" são mensagens persistentes do aplicativo e alertas do sistema que não podem ser dispensados ​​pelo usuário, variando de atualizações de software a timers do Google Assistente. Se olharmos dentro de unified_system_tray_model.cc neste commit, podemos ter uma imagem melhor de como funciona a lógica de "dimensionamento": telas maiores que 800 pixels de largura mostrarão um ícone de notificação persistente na bandeja. O Chrome OS também adicionará a data se a tela do usuário tiver mais de 1280 pixels de largura.

namespace {


// The minimum width for system tray with size of kMedium.

constexpr int kMinWidthMediumSystemTray = 800;


// The maximum width for system tray with size of kMedium.

constexpr int kMaxWidthMediumSystemTray = 1280;


}

Com algum esforço, a área de status escalonável foi ativada na atualização mais recente do Chrome OS 90.0.4414.0 Canary. Aqui está um olhar mais atento.

A área de status escalável adiciona notificações importantes (atualização do sistema) e a data à bandeja do sistema, fonte: Android Police

A mudança é imediatamente aparente pela bandeja alongada da prateleira. Em alguns Chromebooks, o Chrome OS fixou 'Reiniciar' para Aplicar Atualização à esquerda do contador de notificações. No canto direito da bandeja, você verá a data ao lado do relógio e do indicador de bateria, mostrado como "9 de fevereiro, 4:32". Mover a prateleira para o lado esquerdo ou direito da tela impedirá que a data apareça, provavelmente causada pela falta de espaço disponível.

A área de status escalável procura resolver várias reclamações de usuários, adicionando uma data visível e notificações importantes na bandeja do sistema. Esperamos que isso abra caminho para um widget de mini-calendário acessível diretamente do relógio. No momento, não está claro se um botão para desativar esse recurso estará disponível para os minimalistas de configuração quando chegar ao canal Estável do Chrome OS - o tempo dirá.

fonte: Android Police via Chromium Gerrit


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google