domingo, 28 de fevereiro de 2021

Como trazer de volta a opção PDF 'Salvar no Google Drive' ao imprimir no Chrome

Aprenda como trazer de volta a opção PDF 'Salvar no Google Drive' ao imprimir no Chrome, mas saiba que alguns dispositivos Android não funcionam bem com a solução alternativa da Google.  

fonte: Android Police

A morte do Google Cloud Print teve uma consequência imprevista: por alguma razão, a Google também vinculou o recurso integrado "Salvar no Google Drive" do Chrome a ele. Agora que o Cloud Print está desaparecendo, esse recurso está saindo com ele. Mas há uma maneira fácil de trazê-lo de volta para o Chrome para desktop e uma solução um pouco mais longa para (pelo menos alguns) dispostivos Android.

No Desktop

Na verdade, é um processo bastante simples trazer o recurso Salvar no Google Drive de volta para o Chrome em o seu PC, e a substituição deve assumir perfeitamente a perda de funcionalidade. Siga algumas etapas básicas, e você não terá problemas. Para muitos de nossos leitores, o que vem a seguir deve ser um processo intuitivo, mas existem alguns contratempos que você pode enfrentar ao instalar a extensão necessária. Portanto, para fins de cautela, incluímos as instruções completas abaixo.

Extensão do Google na Chrome Web Store, fonte: Android Police

1. Instale a extensão oficial Salvar no Google Drive (Save to Google Drive) do Google.

A notificação informando que a extensão foi adicionada ao Chrome, fonte: Android Police

2. Por segurança, reinicie o Chrome. Todos os recursos da extensão não vão funcionar se você não reiniciar.

3. Tente imprimir algo. Não importa o quê, mas precisamos abrir o menu de impressão. Você pode usar esta página, a Google ou esse  PDF de teste. Não importa, apenas imprima algo.

Imprima um documento ou site de teste e selecione "ver mais" no menu de impressão, fonte: Android Police

4. No menu de impressão, selecione "destino (destination)" e selecione "ver mais". A opção "Salvar no Google Drive" não aparece na lista padrão até que você a use pelo menos uma vez, então faça isso.

Selecione "Salvar no Google Drive", fonte: Android Police

5. Na nova caixa de diálogo "selecionar um destino", escolha "Salvar no Google Drive". Provavelmente, será o primeiro item da lista abaixo de qualquer impressora física.

Tente salvar algo para que possamos conceder acesso à conta, fonte: Android Police

6. Você será levado de volta ao menu de impressão, mas agora o "destino" deve ser "Salvar no Google Drive". Selecione “Imprimir (Print)”.

Você deve conceder acesso à sua Conta do Google, fonte: Android Police

7. Após um breve atraso, uma nova tela será aberta, solicitando que você selecione uma conta para usar no Google Drive, listando todas aquelas nas quais você pode estar conectado no momento. Como esta é uma extensão e não algo mais integrado ao Chrome, ela precisa de acesso separado à sua conta da Google para funcionar. Selecione a conta na qual deseja salvar os PDFs e conceda a ela o acesso solicitado.

Permita o acesso à extensão, fonte: Android Police

8. Depois de conceder acesso e seguir as instruções, todas essas telas serão fechadas e seu trabalho de impressão de teste será salvo no Google Drive como um PDF. Após esta execução de teste, você pode excluir o PDF que acabamos de salvar e a opção de salvar no Google Drive deve aparecer no menu suspenso "destino" a partir de agora.

fonte: Android Police

E tudo volta ao normal, assim espero...

A extensão Salvar no Google Drive também tem alguns outros recursos, como a capacidade de salvar uma captura de tela de rolagem de uma página da web como uma imagem PNG em vez de um PDF, apenas selecionando a extensão em sua lista de estouro. Você também pode clicar com o botão direito do mouse nas páginas da web para salvá-las diretamente no Google Drive - muito prático.


Acima: Até mesmo o Chrome desktop obtém screenshots de rolagem antes do Android. Abaixo: E você também pode salvar imagens diretamente no Google Drive, fonte: Android Police

fonte: Android Police

É uma pena que a Google tenha retirado o recurso do próprio Chrome, e colecionadores de recibos digitais como eu podem lamentar sua perda, mas configurar essa substituição não demorou muito. Infelizmente, uma vez que requer uma extensão, isso significa que esta solução em particular não consertará as coisas no Chrome para Android. Os usuários móveis terão mais dificuldades.

No Android

Em alguns dispositivos, como Google Pixel ou os smartphones OnePlus, há uma solução relativamente simples, embora seja mais complicada do que a única etapa que tínhamos anteriormente.

Salvar como PDF no Google Drive em dispositivos como telefones Pixels e OnePlus, fonte: Android Police

Na caixa de diálogo de impressão do Chrome (menu de três pontos -> Compartilhar -> Imprimir), você pode selecionar "salvar como PDF" e, quando o aplicativo Google Files for iniciado, navegue até um local no Drive, facilmente acessível por meio do menu de navegação lateral, e toque em "salvar". Fácil.

Mas essa solução alternativa pode não estar disponível em todos os dispositivos. Dispositivos da Samsung recentes, por exemplo, abrem um aplicativo diferente (Samsung Files) quando você toca no botão de download. Embora possa variar de acordo com a versão do software, testando o Galaxy S21 e o One UI 3.1 mais recentes, a exibição que ele abre só permitirá que você salve o PDF localmente no próprio dispositivos. Mesmo que o aplicativo Samsung Files ofereça suporte à integração com o Google Drive. Além disso, a Samsung não permite que você substitua esse aplicativo pelo Google Files para a solução alternativa acima, e eu suspeito que pode ser uma história semelhante com outros dispositivos executando versões do Android fortemente modificadas.

Nenhuma opção semelhante em dispositivos Samsung recentes, fonte: Android Police

Resumindo, é um jogo de dados em dispositivos Android, quer você tenha ou não uma solução alternativa simples, e a experiência consistente na qual você costumava confiar acabou.

Embora seja bom que a Google ofereça uma extensão do Chrome como uma solução alternativa, essa mudança é mais trabalhosa sem motivo aparente. E no Android, as opções para uma solução alternativa podem ser uma experiência inconsistente, dependendo do software do seu telefone. Para aqueles que criticam a Google por eliminar aleatoriamente recursos dos quais eles dependem, tudo isso é apenas mais uma prova de sua posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pessoal, comentem, críticas e elogios serão bem aceitos. E eu respondo, posso demorar mas respondo. Esse velho lobo do mar tarda mas não falha!!!!

Leia antes a minha Política de Comentários.

Se quiser deixar o link de uma postagem sua, utilize o código abaixo trocando o que está escrito em letra maiúscula:

<p><abbr><em><strong>SEU NOME</strong> - último post do blog... <a href="<strong>LINK-DA-POSTAGEM</strong>"><strong>TÍTULO DA POSTAGEM</strong></a></em></abbr><p>

Artigos recentes

Related Posts with Thumbnails
Google